Jornada de convívio lembra seis figuras do jornalismo desportivo algarvio

Lembrar e evocar a memória de seis jornalistas já falecidos, ligados ao fenómeno desportivo no Algarve, é o objetivo de uma jornada de confraternização, marcada para 12 de outubro, no restaurante O Museu, em Boliqueime, no concelho de Loulé.

Bernardino Martins, Carlos Farinha, Teixeira Marques, Marcelino Viegas, José Mealha e João Mendes, que faleceram nos últimos anos, ajudaram “a escrever a história do jornalismo desportivo na nossa região, levando o Algarve a todos os cantos do país e mesmo além-fronteiras”, refere a organização do evento.

Pub

“Atreveram-se quase todos, com a mesma competência e ousadia, nos caminhos da informação generalista e foram, também aí, vozes respeitadas deste Algarve ainda hoje longe demais dos grandes centros e, por isso, carente de gente que a afirme pelas ondas hertzianas, pela tinta dos jornais ou pela imagem das televisões. Já todos nos deixaram, partindo num curto espaço de tempo. E deixaram por cá obra. E amigos”, acrescenta-se.

A jornada de confraternização e reconhecimento, marcada para o restaurante Museu, em Boliqueime, Loulé, evocará estes seis comunicadores, recordando o seu percurso não apenas no domínio da imprensa mas também noutras atividades a que também se dedicaram.

José Mealha, Bernardino Martins e Marcelino Viegas

Bernardino Martins, natural de Vila Real de Santo António, faleceu no dia 17 de maio de 2018, com 83 anos. Foi árbitro e fundou o jornal Desportivo do Algarve, colaborando com várias rádios e órgãos da informação escrita.

Carlos Farinha, natural de Lagos, faleceu no dia 11 de maio de 2018, com 71 anos. Fez rádio em Angola e foi árbitro de basquetebol aí e também no Algarve, depois da descolonização. Colaborou, nos últimos anos, com a Rádio Fóia e vários jornais, entre os quais o Record.

Pub

Teixeira Marques, natural de Vila Real de Santo António, faleceu no dia 9 de novembro de 2014, com 65 anos. Foi treinador e árbitro de futebol, antes de iniciar uma longa colaboração com jornais nacionais (Record, Gazeta dos Desportos e Correio da Manhã) e alguns regionais.

Marcelino Viegas, natural de São Brás de Alportel, faleceu no dia 23 de março de 2013, com 71 anos. Durante décadas marcou presença regular nas páginas de A Bola, então o jornal desportivo de referência, participando ainda num leque assinalável de projetos de cariz regional, na imprensa escrita e na rádio.

José Mealha, natural de Silves, faleceu no dia 26 de dezembro de 2010, com 54 anos. Trabalhou em várias rádios locais, com destaque para a Rádio Clube do Sul, fazendo relatos de futebol, e escreveu para um grande número de publicações regionais e nacionais, como Sul Desportivo, O Algarve, Algarve Press, Correio da Manhã ou Record.

João Mendes, natural de Faro, faleceu no dia 2 de fevereiro de 2005, com 57 anos. Colaborou em diversos órgãos, regionais (Sul Desportivo, Alfaghar) e nacionais (Record, Jornal de Notícias) e foi correspondente no Algarve da Rádio Renascença e das agências noticiosas ANOP e NP. Foi ainda secretário-técnico em vários clubes do Algarve.

Os interessados podem efetuar as suas inscrições junto dos contactos 912205648 e 917824341.

Pub

 



Pub
Mais em Sociedade
Sismo de magnitude 2,8 (Richter) sentido no concelho de Santiago do Cacém

Um sismo de magnitude 2,8 na escala de Richter foi sentido esta segunda-feira no concelho de Santiago do Cacém, distrito de Setúbal, sem

Design
Algarve Design Meeting arranca hoje em Faro

A 11.ª edição do Algarve Design Meeting vai decorrer nas instalações da antiga Fábrica da Cerveja, entre hoje e sábado, dias 23 e 28, fazendo

Moncarapachense
Moncarapachense empata no dérbi e fica obrigado a ganhar no Restelo para subir à Liga 3

O Moncarapachense empatou hoje sem golos com o Olhanense e deixou a questão da subida à Liga 3 de futebol para a próxima semana, com

Bordeira
Faro: Bordeira em Festa no próximo fim de semana

O evento Bordeira em Festa vai voltar no próximo de semana, entre dias 27 e 29 de maio, animando a localidade da freguesia de Santa Bárbara