«365 Algarve» regressa com mais de 400 iniciativas culturais em agenda

A 3.ª edição do programa cultural «365 Algarve», iniciativa que dinamiza a região nos meses de época baixa e que, este ano, vai oferecer a turistas e residentes um total de 402 espetáculos ao longo de oito meses, arranca em 4 de outubro.

O «365 Algarve» visa “melhorar a experiência turística e a atratividade em todos os municípios da região do Algarve” entre outubro e maio de 2019, atenuando a sazonalidade nesta região através de “uma programação cultural de qualidade, construída em exclusivo a partir das propostas do tecido artístico local”.

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A programação do «365 Algarve» inclui mais de uma centena de concertos, 52 espetáculos de teatro, 93 eventos e visitas ao património cultural.

Os mais de 400 eventos, em áreas como a música, o teatro, o novo circo e as artes de rua, residências e encontros artísticos, literatura, artes e património, cinema, exposições, dança e cruzamentos disciplinares, são “diferenciadores e complementares à oferta já existente, e permitem experiências diferentes e enriquecedoras a quem está no território em permanência ou de passagem”, sublinha a organização.

Esta edição do «365 Algarve» terá como mote a ideia de viagem, “o conceito que melhor simboliza aquilo que esta iniciativa se propõe trazer com mais esta edição”.

O concerto de abertura, no jardim Manuel Bivar, em Faro, no dia 4 de outubro, que contará com os algarvios João Frade e Sara Afonso e a participação especial de Moçoilas e Ana Bacalhau, representará essa viagem ao som do acordeão, instrumento com origem na China que se popularizou no Algarve e em Portugal.

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O programa é financiado em 1,5 milhões de euros pelo Turismo de Portugal e operacionalizado pela Região de Turismo do Algarve e pela Associação de Turismo do Algarve.

No total, nesta 3.ª edição foram selecionados 20 projetos, cinco dos quais apoiados pela primeira vez.

Nos últimos dois anos, o «365 Algarve» já promoveu 1151 iniciativas e apoiou 89 projetos, a que assistiram 275 mil pessoas, num investimento global de três milhões de euros.

O ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, sublinhou, em comunicado, que “desde a primeira edição, o «365 Algarve» tem consolidado a sua programação, integrando iniciativas artísticas e culturais cada vez mais diversificadas e de elevada qualidade”.

Para Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, o programa “é cada vez mais um fator diferenciador para quem quer visitar o Algarve fora da época alta e tem de ser um instrumento para afirmar esta região como um destino para todo o ano”.

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“Nos últimos dois anos, o índice de sazonalidade na região (e no país) diminuiu para o valor mais baixo de sempre”, acrescentou a governante, realçando que, nesta 3.ª edição, “é condição essencial o envolvimento dos operadores turísticos na programação”

Em média, a oferta cultural totaliza 50 eventos por mês durante os oito meses de programa, percorrendo toda a região do Algarve e atraindo público às zonas mais periféricas e interiores.

Mais informações sobre a programação completa da 3.ª edição em 365Algarve.pt.



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