
Videoartista Hanspeter Ammann lança novo livro fotográfico e expõe obra em Faro
A Galeria Trem, em Faro, vai acolher uma exposição do conceituado videoartista suíço Hanspeter Ammann, cuja inauguração, no dia 16 de outubro, ficará marcada pela apresentação de «Rocco», o seu mais recente livro fotográfico.
A mostra inédita, patente até 13 de novembro, contará com uma seleção de fotografias inspiradoras em preto e branco, em grande formato, de «Rocco», a mais recente fotonovela criada por Ammann, em colaboração com o fotógrafo italiano Matteo Pezzi.

Realizado na Malásia, com atores locais, e inspirado no filme de Visconti «Rocco e seus irmãos», trata-se de “uma produção que combina elementos europeus e asiáticos de expressão artística e que nos convida a olhar e a imaginar”, refere o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve, promotor da iniciativa.
“«Rocco» é uma obra que pede tempo, que é feita de imagens que se arrastam no tempo, seguindo outra lógica que não a do movimento contínuo e progressivo (...). O olhar amoroso de Visconti e de Pasolini está presente aqui – amor pelos personagens, amor pelos seus corpos e pela sua imperfeição. A câmara espreita e admira. A câmara acompanha delicadamente cada gesto e vai registando o movimento que se prolonga em cada nova foto”, refere Mirian Tavares, coordenadora do CIAC.
O evento incluirá o lançamento europeu do livro e uma mesa redonda, moderada por Ana Isabel Soares, investigadora do CIAC, em que participarão Hanspeter Ammann, Matteo Pezzi e Mirian Tavares.
A inauguração, no âmbito da programação do curso de Artes Visuais da Universidade do Algarve para a Galeria Trem, conta com o apoio da embaixada Suíça em Lisboa e da FCT.
O evento terá lugar no dia 16 de outubro, pelas 18:30 horas.
Hanspeter Ammann nasceu em 1953 em Zurique, na Suíça. Atualmente, vive e trabalha entre Zurique, Banguecoque (Tailândia) e Xangai (China), onde dirige o Shanghai Studio, Galeria de Arte e Bar, e exerce a profissão de psicanalista desde 1992.
Começou a produzir videoarte no final dos anos 70, quando esta era uma forma de arte relativamente nova na Europa. Neste momento, está envolvido em muitos projetos de arte em Banguecoque e é consultor da Universidade de Tecnologia da Arquitetura e Design da King Mongkut Thonburi, na Tailândia.
Os vídeos de Hanspeter têm sido transmitidos em muitas estações europeias e o artista já venceu vários prémios em competições e festivais internacionais.