O comité executivo da Altice Portugal vai deslocar-se ao Algarve esta semana, na quarta e quinta-feiras, dias 3 e 4, para um conjunto de iniciativas, em Faro, Monchique e Olhão.
A visita insere-se na estratégia do conceito de proximidade da empresa, “que se estende além da aposta tecnológica, passando também pela proximidade ao território e responsabilidade social”.
Por isso mesmo, a Altice tem investido em zonas de baixa densidade populacional em cobertura tecnológica, investimento e emprego, fazendo-o de forma transversal a todo o país.
“Levar as novas tecnologias a todo o território é fundamental para aumentar a inclusão digital, o acesso a serviços avançados e o desenvolvimento social, e este é um caminho que a Altice Portugal vai seguir”, assinala a empresa.
O presidente executivo, Alexandre Fonseca, e o diretor geral da Altice Labs, vão ter oportunidade também de contactar com os colaboradores da Altice Portugal, indo ao encontro do modelo de atuação de proximidade à gestão.
A agenda arranca na quarta-feira, em Faro, com a assinatura de um protocolo de expansão da rede de fibra ótica no concelho, constituindo uma segunda fase de investimento, potenciando o acesso de todos a tecnologia de última geração.
Será ainda anunciado o apoio ao projeto Algarve Tech Hub, uma «Silicon Valley» do Algarve que vai nascer na Universidade do Algarve, ligado a empresas TIC, muito virado para o setor do turismo.
Segue-se a visita ao campus de Gambelas da Universidade do Algarve para a assinatura de protocolo de colaboração entre a Altice Labs e a academia, no sentido de promover a captação e retenção de talento na região, bem como no desenvolvimento de projetos académicos de interesse público ou de negócio que dinamizem a economia regional.
À tarde, está prevista uma visita às Termas de Monchique, onde será feito um balanço da cooperação entre várias entidades depois dos incêndios que assolaram a região em agosto.
A ação contará com a presença dos presidentes da Câmara Municipal de Monchique e de Silves, com elementos da Autoridade Nacional da Proteção Civil e o presidente das Termas de Monchique.
Na quinta-feira, nos paços de concelho de Olhão, será assinado um protocolo no âmbito da descentralização da Altice Labs para o Algarve.
O acordo visa dinamizar o contexto de inovação, desenvolvimento tecnológico e promoção do investimento privado no concelho e na região, através da fixação de novas empresas, sejam estas unipessoais, startups ou PME que vejam neste projeto condições favoráveis para a sua atividade económica, potenciando a retenção e captação de talento.
Serão também entregues quatro tablets aos 4 agrupamentos escolares, no âmbito do eixo de responsabilidade social da Altice Portugal, tendo em conta que, para a empresa, os conceitos de proximidade e de igualdade de oportunidades começam na educação.
O périplo da empresa pelo sul do país inclui ainda uma passagem por Beja, também na quinta-feira, dia em que será inaugurada a primeira microbiblioteca da região, nascida a partir de uma antiga cabine telefónica.
As várias microbibliotecas já distribuídas um pouco por todo o país – cerca de duas dezenas – são dinamizadas pela Fundação PT, que reaproveita cabines telefónicas e, mediante parcerias com entidades autárquicas ou outras, assegura a sua adaptação, colocação e dinamização com o objetivo de estreitar laços comunitários, exercitar a cidadania e fomentar a leitura num espaço totalmente inesperado, com o mote «Levar, doar, ler, devolver».