A 2.ª edição da Faro International Cup contará, este fim de semana, com cerca de 250 jovens promessas do futebol nascidas em 2009, que já contribuem para fazer deste torneio “um dos principais” na Europa, segundo a organização.
“É um evento para o futuro e, com este lote de equipas e jogadores presentes, podemos já apontá-lo como um dos melhores torneios da Europa neste escalão [sub-10]”, disse Adelmiro Parreira, ex-futebolista e fundador e presidente da Escola de Futebol de Faro (EFF), que organiza a prova.
O torneio, que se disputa no complexo desportivo da Penha, na capital algarvia, entre sexta-feira e domingo, dias 5 a 7, foi apresentado ontem, segunda-feira, no salão nobre dos paços do concelho, em Faro.
Segundo a organização, vão participar 16 equipas de cinco países, incluindo algumas das principais potências espanholas – Real Madrid, Atlético Madrid, Bétis e Sevilha –, o Burnley (Inglaterra), o Glasgow Rangers (Escócia), o TSV Rosenheim (Alemanha) e os três «grandes» portugueses.
“São 16 equipas de cinco países representados, com um total de 44 jogos em três dias e 250 jovens participantes”, enumerou Adelmiro Parreira, realçando o crescimento do torneio face ao ano passado.
Na 1.ª edição, em 2017, participaram apenas oito equipas – e só duas estrangeiras, o Bétis e o Sevilha. “Há um grande aumento do nível de competitividade e de qualidade”, disse o presidente da EFF.
O Faro International Cup tem futuro garantido, mas Adelmiro Parreira reconheceu que a logística e a data da prova vão dificultar o crescimento do torneio em números. “O objetivo é manter este nível. Já será bom consolidar – tentando trazer algum outro clube de nomeada –, porque o nível já é excelente”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, destacou o trabalho realizado pela Escola de Futebol de Faro ao longo dos últimos 11 anos na formação dos mais jovens no concelho.
“É um orgulho para o concelho ter este emblema a trabalhar na formação de jovens promessas e conseguir juntar neste torneio tantos clubes de nomeada. É um evento que, além dessa vertente, combina com a razão económica, movimentando centenas de pessoas durante vários dias na cidade e no concelho”, destacou o autarca.
Outra das presenças na conferência de imprensa do torneio foi Luís Filipe, ex-futebolista de Sporting, Benfica e Olhanense, entre outras equipas, e pai de uma jovem promessa, que habitualmente representa o Quarteirense mas, nesta prova, vestirá as cores do Sporting.
“Estive presente na 1.ª edição e vi uma grande organização, por isso não surpreende que haja crescimento um ano depois. Com estas equipas e competitividade, é já um dos grandes torneios europeus do género”, adiantou o antigo jogador.
Os grupos serão compostos da seguinte forma: Grupo A – Real Madrid, Burnley, TSV Rosenheim e Escola de Futebol de Faro; Grupo B – Atlético Madrid, Benfica, AA Santarém e Farense; Grupo C – Bétis, FC Porto, Nacional e Geração de Génios; Grupo D – Sevilha, Sporting, Glasgow Rangers e FC Ferreiras.
Os jogos da fase de grupos arrancam na sexta-feira e prolongam-se até sábado de manhã, seguindo-se, nessa tarde, os encontros da fase a eliminar, que prosseguem no domingo de manhã. A final do torneio joga-se no domingo, às 14:00 horas.
Pode ficar a conhecer mais detalhes sobre os jogos e horários no Facebook oficial do torneio, em https://www.facebook.com/farointernationalcup.