Vídeo sensibiliza crianças para a escoliose

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) está a promover um vídeo de sensibilização sobre a escoliose dirigido a alunos das escolas secundárias, espalhadas pelo país. Estima-se que a escoliose afete cerca de 2 a 3 por cento dos adolescentes.

“A escoliose é uma deformidade em rotação da coluna vertebral com um ângulo superior a 10 graus que afeta principalmente adolescentes do sexo feminino. Os principais sinais de alerta são os ombros e ancas a alturas diferentes, a inclinação do corpo para um dos lados, e uma tumefação nas costas quando as crianças se dobram”, explica o ortopedista Manuel Tavares de Matos, presidente da SPPCV.

E acrescenta: “Com este vídeo pretendemos explicar às crianças o que é a escoliose, mas também queremos alertar os professores e educadores para estarem atentos aos sinais de alerta pois estes desempenham um papel fundamental na deteção da doença”.

As escolioses com menos de 20-25 graus exigem apenas uma vigilância regular até à conclusão do crescimento da coluna vertebral. Em escolioses com uma curvatura entre os 20-25 e os 40-45 graus em adolescentes que ainda não terminaram o seu crescimento, o uso de um colete pode ser recomendado para impedir o agravamento da curva.

Pub

O tratamento deve ser individualizado e deve ter em conta o risco de progressão da deformidade. O exercício e a fisioterapia não reduzem a magnitude da curva ou o risco de progressão, mas essas opções podem ser usadas como terapia coadjuvante para melhorar a postura e fortalecer os músculos.


Pub
Artigos Relacionados
Alunos de artes expõem em Quarteira
Biblioteca de Silves mostra “ARTES” dos alunos
Estudos dos direitos humanos recebidos em Albufeira
Água sem fronteiras passa por Albufeira
Lagoa iluminou-se de azul
Mais em Saúde
Covid-19
Covid-19: Algarve regista mais de 9.900 casos ativos e 49 internamentos

Os números de novos casos diários de coronavírus SARS-CoV-2, casos ativos e internamentos associados à Covid-19 no Algarve continuaram

Covid-19: Semana com mais mortos, mais internados e mais novos casos

Nos últimos sete dias de avaliação da evolução da pandemia de covid-19 em Portugal, foram registados mais 157.502 novos casos, segundo o

INEM alerta para o esgotamento pelo calor

O esgotamento pelo calor ocorre em consequência da exposição a períodos de calor intenso, durante vários dias consecutivos, quando um

Alvor é palco de “Caminhada Pelo Coração”

De forma a assinalar o mês de maio sob o mote “o mês do coração”, será promovida uma caminhada  em Alvor, uma das freguesias da cidade.