A Região de Turismo do Algarve (RTA) apresentou esta quinta-feira, dia 11, um estudo sobre turismo culinário e enológico, que permitirá elaborar novas ofertas turísticas para a região.
O estudo visou analisar o conceito de turismo culinário e enológico, avaliando o potencial da procura e o perfil do turista, identificando as tendências de mercado e definindo a cadeia de valor e as melhores estratégias de comercialização/internacionalização.
Os turistas culinários têm como principal motivação da viagem a participação em atividades de culinária, interagindo com pessoas e locais que permitam entender diferentes contextos gastronómicos e enológicos, quer do ponto de vista dos alimentos, como também na sua confeção/transformação.
O estudo analisou, em diversas plataformas de comercialização, a oferta de turismo culinário e enológico existente em Portugal e noutros mercados europeus. “Portugal revela ainda uma oferta reduzida”, tendo sido identificados apenas 37 programas do género, dos quais nove no Algarve.
Foram também identificados os principais «stakeholders» nacionais e internacionais que possam dar apoio ao desenvolvimento de novos conceitos e programas, assim como à definição de posicionamento, comercialização e internacionalização de futuros programas de turismo culinário e enológico no Algarve.
As peculiaridades da cozinha local e a riqueza dos produtos endógenos do Algarve, bem como os cenários únicos da região, serão o ponto de partida para criar programas e propostas temáticas que colocam a comida e os produtos locais no centro do desenvolvimento deste produto turístico no destino, enaltecendo a singularidade da gastronomia local para se destacar dos concorrentes.
“O turismo culinário e enológico assume uma importância estratégica para o Algarve. Não só enquanto elemento de diferenciação do destino, por se tratar de um produto único de elevada qualidade, mas também pelo seu papel no esbater da sazonalidade e no desenvolvimento da economia local, preservando a cultura, os estilos de vida e as tradições do território algarvio. Esta pode ser uma boa oportunidade para revitalizarmos e diversificarmos o turismo no Algarve», afirmou o presidente da RTA, João Fernandes.
O estudo «Turismo culinário e enológico – Conhecer o mercado, as tendências, definir a cadeia de valor e estratégias de comercialização/internacionalização» surgiu no âmbito do projeto Algarve Cooking Vacations, um programa inovador de turismo criativo que conta com o apoio do CRESCAlgarve2020/FEDER.