Hanspeter Ammann

Cineasta Hanspeter Ammann inaugura exposição inédita no Algarve

A Galeria Trem, em Faro, vai acolher uma mostra inédita, com fotografias de grande formato, em preto e branco, de «Rocco», a mais recente fotonovela criada pelo cineasta Hanspeter Ammann, em colaboração com o fotógrafo italiano Matteo Pezzi.

A inauguração está agendada para amanhã, terça-feira, 16, às 18:30 horas, estando patente ao público até ao dia 13 de novembro.

Pub

A iniciativa, organizada no âmbito da programação do curso de Artes Visuais da Universidade do Algarve, incluirá, ainda, o lançamento europeu do livro «Rocco», bem como uma mesa redonda, moderada pela investigadora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da UAlg, Ana Isabel Soares, em que participarão Hanspeter Ammann, Matteo Pezzi e Mirian Tavares.

Realizado na Malásia, com atores locais, e inspirado no filme de Visconti, «Rocco e seus irmãos», trata-se de uma produção que combina elementos europeus e asiáticos de expressão artística.

“«Rocco» é uma obra que pede tempo, que é feita de imagens que se arrastam no tempo, seguindo outra lógica que não a do movimento contínuo e progressivo (...). O olhar amoroso de Visconti e de Pasolini está presente aqui – amor pelos personagens, amor pelos seus corpos e pela sua imperfeição. A câmara espreita e admira. A câmara acompanha delicadamente cada gesto e vai registando o movimento que se prolonga em cada nova foto”, assinala Mirian Tavares, coordenadora do CIAC.

Aproveitando a vinda de Hanspeter Ammann a Portugal, está igualmente previsto um workshop sobre o processo criativo do conceituado artista, agendado para 19 de outubro, entre as 14:00 e as 18:30, no Auditório 1.4 do Complexo Pedagógico, no campus da Penha.

Pub

A participação no workshop é livre, mas sujeita a inscrição prévia, no sítio https://culturaladventures.ciac.pt/choices-registration.



Pub
Mais em Artes & Espetáculos
“A Magia das 1001 Noites” em Lagoa

O Espetáculo de Dança Oriental, “A Magia das 1001 Noites”, regressa para a IX Edição…

Tavira recebe programação da Central Artes

No âmbito da Central Arte – Programação Cultural em Rede, decorre, no dia 29 de…

Lagoa recebe Festas do Divino Espírito Santo

Lagoa do Algarve irá receber uma comitiva de Lagoa dos Açores, no âmbito do protoloco de geminação existente entre as duas cidades…

Banda “Os Naira” no Auditório Municipal de Albufeira

Os Naira voltam a surpreender os albufeirenses, desta vez com uma atuação aberta ao público,…