ARS promove rastreio do cancro da mama em dois concelhos do sotavento

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve está a promover, até dezembro, o Rastreio do Cancro da Mama nos concelhos de Castro Marim e Vila Real de Santo António.

No âmbito do Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve, todas as mulheres dos 50 aos 69 anos inscritas nos centros de saúde de Castro Marim e Vila Real de Santo António vão receber uma carta do Núcleo de Rastreios da ARS/Algarve com a marcação/convite para realizarem gratuitamente uma mamografia digital na Unidade Móvel, que se encontra instalada junto ao Centro de Saúde de Vila Real de Santo António, das 9:30 às 13:00 horas e das 14:00 às 16:30 horas (dias úteis).

Pub

O rastreio é efetuado na Unidade Móvel de Rastreio do Cancro da Mama a 3D, com tomossíntese e diagnóstico assistido por computador (CAD).

O Algarve é a primeira região do país a realizar o rastreio com esta tecnologia de última geração, que permite aumentar significativamente a taxa de deteção de cancros da mama, reduzir os falsos positivos e o número de mulheres chamadas à consulta de aferição, reduzir a dose de radiação aplicada em cada exame e reduzir os custos do programa.

O Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve, efetuado em parceria com a Associação Oncológica do Algarve e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, começou em setembro de 2005 e é realizado através de uma unidade móvel que percorre todos os concelhos do Algarve, encontrando-se neste momento já na sétima volta, sendo a convocatória, referenciação, gestão e monitorização do programa efetuado pelo Núcleo de Rastreios da ARS Algarve.

Em caso de dúvida, o Núcleo de Rastreio da ARS/Algarve pode ser contactado através da linha de atendimento 289889912 (dias úteis das 10:00 às 17:00 horas) ou pelo endereço eletrónico rastreio.oncologico@arsalgarve.min-saude.pt.

Pub



Pub
Mais em Saúde
No final de junho vamos ter novidades sobre a imunidade contra a covid-19 – CNN

Trinta e seis hospitais públicos e 16 laboratórios privados participam na quarta fase do inquérito serológico nacional, que vai permitir

Covid-19: Governo prolonga situação de alerta até 30 de junho mas regras mantêm-se

Em reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, o Governo decidiu prolongar a situação de alerta inerente à Covid-19 até ao final do

Varíola dos macacos alastra pelo mundo (vídeo)

A varíola dos macacos espalha-se pelo mundo. Há já mais de 230 casos confirmados em 19 países,…

CHUA promove Jornadas de Medicina Física e de Reabilitação

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) organiza no próximo dia 7 de junho as…