Entre 12 e 15 de novembro, o MEXE – Encontro Internacional de Arte e Comunidade vai animar o Teatro das Figuras, em Faro, incluindo a apresentação de espetáculos protagonizados pelos cidadãos locais.
O evento pretende ser “um espaço de reflexão em torno de memórias, identidades e sentimentos de pertença”, através da construção de dois espectáculos inéditos com a população da cidade.
Os dois momentos vão cruzar a performance e música, pensando a cidadania e as pertinências de dia-a-dia dos habitantes da Faro.
A oficina «Teatro Comunitário: a arte como direito da comunidade», por Edith Scher, arranca logo no dia 10 e, durante três dias, versará sobre práticas de teatro comunitário.
“Um teatro de vizinhos para vizinhos, com forte componente territorial, que integrará elementos de todas as idades, trabalhando a memória e a celebração”, refere a encenadora argentina.
Durante os dias da oficina, que tem um custo de 5 euros, serão trabalhadas técnicas de atuação, dinâmicas de comunicação com vizinhos, dramaturgia.
O trabalho resultará numa apresentação pública, no dia 13 de novembro, às 16:00 horas, feita com base no trabalho de recolha e adaptação realizado no processo de criação.
No dia 14 de novembro, às 21:00 horas, de entrada livre, decorre a conversa «Práticas Artísticas Comunitárias em diálogo», com Hugo Cruz e Edith Scher
Entre os dias 12 e 14, decorre a oficina «Basket Beat» (custo de 5 euros), pelo espanhol Josep Borrás, que propõe a criação de um espetáculo musical com bolas de basquete, que explore as habilidades e os interesses dos participantes, as suas conceções sobre a realidade e opiniões face à comunidade em que habitam.
A apresentação pública do trabalho acontece no dia 15 de novembro, às 21:30 horas.