As «Sinfonias Clássicas», que vão ecoar na Igreja do Carmo, em Tavira, no próximo sábado, 3 de novembro, a partir das 21:30 horas, marcam o primeiro concerto da Orquestra Clássica do Sul (OCS) no mês de novembro.
O espetáculo será conduzido pelo maestro associado José Eduardo Gomes, numa apresentação da obra de G. Holst, G. Jacob e J. Haydn.
O Ciclo de Música de Câmara, caracterizado por ser apresentado por agrupamentos reduzidos de músicos, criando uma atmosfera mais intimista, vai passar pela Igreja Matriz de Algoz no dia 8, pelas 21:00, e pela Igreja de Santo António em Lagos, no dia 10, às 19:00. Nos concertos serão apresentados programas distintos mas ambos têm entrada livre.
O Teatro Lethes, em Faro, vai receber o último concerto do ciclo «Lethes Clássico», com o tema «Mulheres Compositoras», dedicado à obra de Vivian Fine, Amy Beach e Clara Schumann.
O espetáculo tem lugar no dia 9 de novembro, pelas 21:00. Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Lethes ou reservados pelo contacto 289878908.
O mês de novembro prossegue com mais um momento na programação da Orquestra Clássica do Sul deste ano – o Ciclo «Clássicos na Avenida», no dia 16 de novembro, no Cineteatro Louletano, em Loulé.
Na presença do solista convidado Paulo Gaio Lima, reconhecido violoncelista português, a orquestra interpretará temas de Bruno Soeiro, C. Saint-Saëns e Franz Schubert. As reservas podem ser efetuadas através do contacto 289414604.
Uma novidade da temporada 2018/2019 da OCS é o Ciclo «Amadeus», um conjunto de concertos dedicado à obra de Wolfgang Amadeus Mozart, a ser apresentado no Teatro das Figuras, em Faro.
O primeiro evento, «Mozart e os seus Antecessores», acontece a 30 de novembro, pelas 21:30, e inclui obras de J. Bach, Leopold Mozart (pai de W. A. Mozart), C. F. Abel e do génio de Salzburgo.
A direção orquestral fica a cargo de Rui Pinheiro, maestro titular da OCS, e o trompista Laurent Rossi é o solista convidado. Mais informações através do telefone 289888110.