Três municípios algarvios estão entre os finalistas nomeados para os Prémios Municípios do Ano - Portugal 2018, cuja cerimónia de entrega está marcada para 16 de novembro, no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.
Os municípios de Albufeira, Alcoutim e Loulé são os finalistas na categoria «Município do Ano Algarve 2018», estando igualmente nomeados para o grande prémio final.
Albufeira candidata-se com o projeto do Grupo de Trabalho de Idosos, Alcoutim com o Festival do Contrabando e Loulé com a exposição «Territórios. Memórias. Identidades».
O concurso visa reconhecer as boas práticas de projetos implementados pelos municípios com impacto no território, na economia e na sociedade, promovendo o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade.
Colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspetivada a partir da ação das autarquias, e valorizar realidades diversas que incluam as cidades e os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões são outras das metas.
A organização cabe à Universidade do Minho, através da plataforma UM-Cidades, e ao município de Guimarães. A 5.ª edição contou com 56 candidaturas, estando nomeados projetos de 35 municípios.