«A Terra Treme» em todo o país, hoje às 11:05 horas

Hoje, segunda-feira, 5 de novembro, às 11:05 horas, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) volta a propor a todos os cidadãos portugueses a participação no exercício de sensibilização para o risco sísmico «A Terra Treme».

Trata-se de um exercício nacional, organizado todos os anos pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), que visa capacitar os cidadãos a saberem como agir em caso de sismo.

Pub

Ano após ano, este exercício tem registado um número crescente de participantes, o que demonstra “a cada vez maior tomada de consciência das pessoas com a sua segurança e a necessidade de se auto proteger face aos perigos naturais”, salienta a Proteção Civil.

Saber o que fazer antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar, é a meta da iniciativa desta segunda-feira.

A ação desenrola-se durante um minuto, no decurso do qual todos os cidadãos, de forma individual ou coletiva – famílias, escolas, empresas, organizações públicas e privadas –, onde quer que estejam, às 11:05, devem executar os três gestos de autoproteção – baixar, proteger e aguardar –, considerados internacionalmente como a resposta mais adequada para proteção no caso de um sismo.

Este ano, o exercício coincide com o Dia Internacional de Sensibilização para o Risco de Tsunamis, fenómeno muito associado aos sismos e cujo impacto sobre as zonas ribeirinhas pode ser enorme.

Pub

Por todo o país, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) da ANPC vão, em parceria com as comunidades locais, associações de bombeiros, serviços municipais de proteção civil, agentes de proteção civil e escolas, promover ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção para fazer face ao mesmo, assim como a dinamizar a realização do exercício «A Terra Treme», na data e hora convencionadas para o efeito.

No âmbito da iniciativa, foi criado o sítio www.aterratreme.pt, dedicado ao tema, no qual se podem obter mais informações sobre a temática.

“O sucesso da iniciativa depende do grau de sensibilização de cada um de nós para este tema, nomeadamente do nosso envolvimento e participação ativa no exercício”, assinala a ANPC.



Pub
Mais em Sociedade
“Aqui há História” comemora Dia Mundial da Criança

A Associação Cultural e Artística de Tavira (ACAT) no âmbito do projeto “TAVIANIMA – Formar…

Baja de Loulé marcada no primeiro dia pelo calor e por desistências de vulto

Como delineado, a Baja de Loulé arrancou com o prólogo com 5,250 kms junto ao Estádio Algarve, permitindo ao público de Faro e Loulé assistir

De Boca em Boca Mértola com mais “Caminhos Contados”

Com o apoio do Ministério da Cultura através do programa Garantir Cultura, e o apoio…

“Bora lá ao Parque!” em Loulé

O Grupo de trabalho da Rede Municipal de Loulé “Cidade Educadora”, com a colaboração da…