Nova Unidade Móvel de Saúde de Alcoutim já está a funcionar

A nova Unidade Móvel de Saúde de Alcoutim, um investimento de 75 mil euros realizado pelo município com cofinanciamento europeu, já está a funcionar, depois de ter sido apresentada em Giões, na passada quinta-feira.

Este equipamento presta, além de tratamentos de saúde habituais, consultas de saúde familiar, e vai servir os utentes do concelho de Alcoutim, que passam a dispor de consultas médicas nas suas localidades de residência.

Pub

A nova unidade tem como objetivo melhorar os cuidados de saúde primários e de proximidade para as populações mais vulneráveis e tornar os cuidados mais equitativos.

O presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, que se congratulou com a disponibilização deste importante projeto de cuidados primários de saúde, aproveitou para “reafirmar a necessidade de ter mais profissionais de saúde no concelho”.

Na sua intervenção, o presidente da ARS/Algarve, Paulo Morgado, apresentou o projeto das dez Unidades de Saúde Móveis Proximidade (USMP), cuja implementação, até ao fim de 2018, vai beneficiar os utentes do Serviço Nacional de Saúde mais idosos, mais vulneráveis e residentes em territórios rurais de baixa densidade e garantir uma prestação de cuidados de saúde de proximidade modernizada junto das populações nos concelhos de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Loulé, Monchique, Portimão, São Brás de Alportel, Silves e Tavira.

A nova UMS de Alcoutim foi cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Operacional (PO) CRESC Algarve 2020, através da candidatura «Unidades de Saúde Móveis de Proximidade», apresentada pela ARS em parceria com os municípios da região, com taxa de comparticipação de 80%.

Pub



Pub
Mais em Saúde
Varíola dos macacos: Dinamarca e França avançam vacinação

As autoridades de saúde francesas recomendaram esta terça-feira o início da vacinação dos contactos de…

Argentina perante o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos

Nenhum caso positivo confirmado da doença foi registado na América Latina até ao momento O…

Portugal é o primeiro país a sequenciar genoma do Monkeypox

Vírus está na origem de um recente surto que afeta vários países onde a infeção…

Monkeypox
Novos casos confirmados do vírus Monkeypox chegam ao Algarve

O número de casos confirmados do vírus Monkeypox subiu hoje para 37, distribuídos pelas regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Norte e Algarve,