(Foto: Wikipedia)

Jornadas de Pediatria do CHUA debatem «Novas Realidades no Cuidar»

«Novas Realidades no Cuidar» é o tema em destaque nas XIV Jornadas do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), que decorrem em Faro nos próximos dias 29 e 30 de novembro.

A iniciativa está marcada para o auditório Teresa Gamito, no campus de Gambelas da Universidade do Algarve, prometendo um programa técnico-científico bastante diversificado e a presença de conceituados especialistas na área pediátrica

Pub

As Jornadas do Serviço de Pediatria do CHUA visam “proporcionar uma abordagem multidisciplinar relativamente a alguns dos principais temas que marcam a atualidade nesta especialidade”.

Dando especial importância à componente prática, a organização contemplou no programa, logo no dia 29, o curso «ABCDE da criança gravemente doente», muito vocacionado para a abordagem a situações criticas e onde os participantes terão oportunidade de testar várias técnicas de abordagem nos mais diversos cenários de simulação apresentados na formação.

Além da componente mais prática, ao longo dos dois dias de jornadas serão várias as temáticas em debate nas mesas redondas, como «O doente crónico no ambulatório»; «Hospital de Dia de Pediatria»; «Multidisciplinaridade na prática clínica»; «Triagem de Manchester»; «Falsas urgências»; «Controlo da Dor»; «Queimaduras», «Meningoencefalite»; «Convulsões» ou a «Dor torácica», entre outros temas.

O programa contempla ainda um espaço reservado à apresentação de comunicações livres, bem como a duas conferências, uma sobre «Cuidados Paliativos Pediátricos» e outra relativa à «Adolescência».

Pub

Particularmente dirigido a médicos especialistas e internos de pediatria, médicos de medicina geral e familiar, enfermeiros, alunos e profissionais de saúde com especial interesse na atividade pediátrica, o evento é simultaneamente aberto à participação de outros interessados nos temas trazidos a debate.

A organização da edição deste ano está a cargo da Associação dos Amigos da Pediatria do Hospital de Faro e conta com o apoio científico do Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

O programa completo das jornadas está disponível no sítio http://www.chualgarve.min-saude.pt/eventos/4844. As inscrições devem ser efetuadas no sítio https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeo035Xcvjbw4hap4sXz8JCMuszYOcyUH3gHXg4sIsbKuL5vA/viewform?c=0&w=1.



Pub
Mais em Saúde
Varíola dos macacos avança em Portugal para 74 casos

A varíola dos macacos continua a aumentar em Portugal, onde nas últimas horas se confirmaram 16 novos casos

No final de junho vamos ter novidades sobre a imunidade contra a covid-19 – CNN

Trinta e seis hospitais públicos e 16 laboratórios privados participam na quarta fase do inquérito serológico nacional, que vai permitir

Covid-19: Governo prolonga situação de alerta até 30 de junho mas regras mantêm-se

Em reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, o Governo decidiu prolongar a situação de alerta inerente à Covid-19 até ao final do

Varíola dos macacos alastra pelo mundo (vídeo)

A varíola dos macacos espalha-se pelo mundo. Há já mais de 230 casos confirmados em 19 países,…