Castro Marim recebeu nova Unidade Móvel de Saúde

O município de Castro Marim recebeu hoje uma nova Unidade Móvel de Saúde (UMS), um investimento de 75 mil euros que serve diariamente cerca de uma centena de povoações dispersas do concelho.

A primeira Unidade Móvel de Saúde nasceu em Alcoutim, pelas mãos do atual autarca de Castro Marim, Francisco Amaral, que em 2014 implementou neste concelho a primeira UMS com médico.

Pub

Atualmente, a UMS serve diariamente uma centena de povoações dispersas e isoladas no interior do concelho de Castro Marim, levando cuidados médicos ao domicílio de uma população mais vulnerável e frágil, promovendo um acompanhamento mais assíduo e próximo, com um maior tempo para a avaliação da situação clínica, permitindo integrar o doente na sua realidade habitacional, familiar e social.

A nova UMS de Castro Marim é fruto da candidatura «Unidades de Saúde Móveis de Proximidade», apresentada pela ARS em parceria com os municípios da região, com taxa de comparticipação de 80%, contando com financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do CRESC Algarve 2020.

“Este é um trabalho de importância ímpar, que é desenvolvido em articulação com a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim e com os serviços de saúde locais. Representa também uma otimização de gastos, uma vez que muitas vezes são evitadas as idas e os internamentos hospitalares”, refere o médico e autarca Francisco Amaral.

O autarca salientou o “trabalho único e afetuoso” desenvolvido pelas médicas Helena Gonçalves, Isa Frazoa e Suzana Valsassina, “que são sobejamente conhecidas e queridas pela população local”.

Pub



Pub
Mais em Saúde
Portugal enfrenta nova onda de covid-19 e pondera reforçar medidas

Os casos de coronavírus aumentaram 58% numa semana em Portugal, segundo a notícia hoje publicada…

Covid-19
Covid-19: Algarve regista mais de 9.900 casos ativos e 49 internamentos

Os números de novos casos diários de coronavírus SARS-CoV-2, casos ativos e internamentos associados à Covid-19 no Algarve continuaram

Covid-19: Semana com mais mortos, mais internados e mais novos casos

Nos últimos sete dias de avaliação da evolução da pandemia de covid-19 em Portugal, foram registados mais 157.502 novos casos, segundo o

INEM alerta para o esgotamento pelo calor

O esgotamento pelo calor ocorre em consequência da exposição a períodos de calor intenso, durante vários dias consecutivos, quando um