Tavira assinala Semana da Diabetes

O município de Tavira vai assinalar, entre 12 e 18 de novembro, a Semana da Diabetes, iniciativa que visa sensibilizar e consciencializar a população para a prevenção e controlo da doença, assim como promover a cidadania saudável.

O programa do evento contempla, nos dias 12 e 15, a dinamização de atividades com alunos dos estabelecimentos escolares, designadamente, hip hop kids, círculo humano unidos pela diabetes e os ateliês «Uma família com diabetes Tipo 1», «Dia a Dia na Diabetes» e «Vamos aprender a comer… melhor».

Pub

Prevê-se, ainda, a dinamização de atividades com os encarregados de educação, bem como a ação de sensibilização «A família de mãos dadas pela diabetes».

Nos dias 13 e 16, pelas 10:00, terá lugar, na freguesia de Cachopo e na Junta de Freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, respetivamente, a ação «Prevenir é o melhor remédio para a diabetes».

Já no dia 14, data em que se comemora o Dia Mundial da Diabetes, decorre, pelas 9:30, no auditório do Clube de Tavira, a sessão de abertura das celebrações, com a presença do ACeS Algarve III Sotavento, ARS Algarve, Câmara Municipal de Tavira, U.C.C. Talabriga e do responsável pelo Projeto Comunitário Viver bem com a Diabetes.

Segue-se, no mesmo local, a conferência «A Diabetes e a dimensão familiar» e, posteriormente, a atuação dos grupos de cantares Lado a Lado e Avós em Movimento.

Pub

Pelas 11:30, terá lugar a ação «Prevenir é o melhor remédio para a diabetes» destinada à população adulta e sénior. A iniciativa integra rastreios por profissionais de saúde certificados.

Para o dia 18 está agendada, para as 10:00, com partida na praça da República, a «Caminhada pela Diabetes», que será antecedida pela criação do círculo humano.

No local, entre as 9:00 e as 11:30, encontrar-se-á uma equipa da UCC Talabriga para avaliação da TA e glicemia capilar.

O aumento acentuado da prevalência da diabetes é preocupante, em Portugal e no mundo, pelo que importa unir esforços na luta contra a sua expansão e reduzir os danos morais, físicos e económicos associados a esta patologia.

O programa corresponde a uma organização da Unidade de Cuidados na Comunidade Talabriga, do Projeto Comunitário Viver bem com a Diabetes, do Projeto Literacia em Saúde, da equipa de Saúde Escolar, da ARS/Algarve, do ACeS Algarve III Sotavento e da Câmara Municipal de Tavira.

Pub



Pub
Mais em Saúde
Covid-19: Rt desceu mas novos casos, internamentos e óbitos subiram

Esta sexta-feira, a Direção-geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge (INSA) atualizaram os dados da pandemia e deram

Varíola dos macacos avança em Portugal para 74 casos

A varíola dos macacos continua a aumentar em Portugal, onde nas últimas horas se confirmaram 16 novos casos

No final de junho vamos ter novidades sobre a imunidade contra a covid-19 – CNN

Trinta e seis hospitais públicos e 16 laboratórios privados participam na quarta fase do inquérito serológico nacional, que vai permitir

Covid-19: Governo prolonga situação de alerta até 30 de junho mas regras mantêm-se

Em reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, o Governo decidiu prolongar a situação de alerta inerente à Covid-19 até ao final do