Paulo Sá quer saber valor do investimento nos hospitais algarvios em 2019
O deputado Paulo Sá (PCP), eleito pelo Algarve, pretende saber o valor do investimento nos hospitais algarvios no próximo ano, exigindo que seja cumprida a verba de 19 milhões de euros prevista para o triénio 2017-2019.
Apesar do valor previsto para este período de três anos na aquisição e renovação de equipamentos nas unidades do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), em 2017 o investimento concretizado foi “cerca de metade do prometido”, o que levou o PCP, há alguns meses, a confrontar o anterior ministro da Saúde com esta questão.
Adalberto Campos Fernandes “reconheceu o incumprimento da promessa, pediu desculpa aos algarvios e assumiu o compromisso de realizar integralmente o investimento previsto para o triénio 2017-2019, ou seja, 19 milhões de euros”, recordou o deputado comunista, no requerimento enviado ao governo.
Na audição da ministra da Saúde, realizada no âmbito do debate da especialidade do Orçamento do Estado para 2019, o grupo parlamentar do PCP questionou a governante sobre a matéria, mas Marta Temido furtou-se a responder.
Na questão enviada ao Ministério da Saúde, o parlamentar algarvio quer saber se se mantém o compromisso, feito pelo anterior ocupante da pasta, de concluir o investimento de 19 milhões de euros na aquisição e renovação de equipamento nos três hospitais algarvios.
Paulo Sá pretende ainda saber se existem verbas previstas para o início do processo de construção do Hospital Central do Algarve e do Hospital de Lagos.
De acordo com o PCP, existe “reconhecimento generalizado” de que a construção destes dois hospitais é “fundamental” para a melhoria da prestação de cuidados de saúde na região algarvia.