Paulo Sá quer saber valor do investimento nos hospitais algarvios em 2019

O deputado Paulo Sá (PCP), eleito pelo Algarve, pretende saber o valor do investimento nos hospitais algarvios no próximo ano, exigindo que seja cumprida a verba de 19 milhões de euros prevista para o triénio 2017-2019.

Apesar do valor previsto para este período de três anos na aquisição e renovação de equipamentos nas unidades do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), em 2017 o investimento concretizado foi “cerca de metade do prometido”, o que levou o PCP, há alguns meses, a confrontar o anterior ministro da Saúde com esta questão.

Pub

Adalberto Campos Fernandes “reconheceu o incumprimento da promessa, pediu desculpa aos algarvios e assumiu o compromisso de realizar integralmente o investimento previsto para o triénio 2017-2019, ou seja, 19 milhões de euros”, recordou o deputado comunista, no requerimento enviado ao governo.

Na audição da ministra da Saúde, realizada no âmbito do debate da especialidade do Orçamento do Estado para 2019, o grupo parlamentar do PCP questionou a governante sobre a matéria, mas Marta Temido furtou-se a responder.

Na questão enviada ao Ministério da Saúde, o parlamentar algarvio quer saber se se mantém o compromisso, feito pelo anterior ocupante da pasta, de concluir o investimento de 19 milhões de euros na aquisição e renovação de equipamento nos três hospitais algarvios.

Paulo Sá pretende ainda saber se existem verbas previstas para o início do processo de construção do Hospital Central do Algarve e do Hospital de Lagos.

Pub

De acordo com o PCP, existe “reconhecimento generalizado” de que a construção destes dois hospitais é “fundamental” para a melhoria da prestação de cuidados de saúde na região algarvia.



Pub
Mais em Saúde
Covid-19: Rt desceu mas novos casos, internamentos e óbitos subiram

Esta sexta-feira, a Direção-geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge (INSA) atualizaram os dados da pandemia e deram

Varíola dos macacos avança em Portugal para 74 casos

A varíola dos macacos continua a aumentar em Portugal, onde nas últimas horas se confirmaram 16 novos casos

No final de junho vamos ter novidades sobre a imunidade contra a covid-19 – CNN

Trinta e seis hospitais públicos e 16 laboratórios privados participam na quarta fase do inquérito serológico nacional, que vai permitir

Covid-19: Governo prolonga situação de alerta até 30 de junho mas regras mantêm-se

Em reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, o Governo decidiu prolongar a situação de alerta inerente à Covid-19 até ao final do