Assinatura e Homologação do Contrato no salão Nobre da C. M. de Loulé...
Assinatura e Homologação do Contrato no Salão Nobre da C. M. de Loulé

Contrato para construção do Comando Territorial da GNR em Loulé está assinado

Comitiva visitou obras dos quartéis da GNR em Almancil e Quarteira, obra da BAL em Quarteira, quartel da GNR de Vilamoura e obra da ANPC em Loulé

Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna, presidiu esta sexta-feira, 9 de novembro, em Loulé, à cerimónia de assinatura e homologação do protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Loulé, a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana, com vista à celebração do contrato interadministrativo para avançar com as obras de construção do Comando Territorial da GNR, num terreno cedido pelo Município, na cidade de Loulé.

Antes da assinatura do contrato, a comitiva, em que se incluía Isabel Oneto, Secretária de Estado da Administração Interna, visitou as obras em curso das futuras instalações dos Postos Territoriais da GNR de Almancil e de Quarteira, a obra da BAL – Base de Apoio Logístico em Quarteira, o Posto Territorial da GNR em Vilamoura, bem como a obra da ANPC - Autoridade Nacional de Proteção Civil, que está a decorrer num terreno não muito longe do Quartel dos Bombeiros de Loulé.

Pub

No uso da palavra, Luís Botelho Miguel, Comandante-Geral da GNR, enalteceu a coordenação de esforços entre o Ministério da Administração Interna e a Câmara Municipal de Loulé e realçou o passo dado para a construção de raiz de uma infraestrutura destinada a receber o Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana na Região do Algarve, dotando-o de instalações modernas e funcionais, contribuindo para um inequívoco contributo de mais e melhor segurança para esta região do país... Luís Botelho Miguel terminou garantindo que todos podem contar com os militares da Guarda para fazer mais e melhor de modo responsável.

Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, falou do valor público municipal e nacional investido e alocado ao dossier da segurança que ultrapassa os cinco  milhões de euros, sem contar com o valor dos terrenos. O edil louletano destacou ainda outro projeto, o Contrato Local de Segurança, que certamente vai ter as melhores consequências em termos de prevenção da segurança no Concelho de Loulé... Vítor aleixo revelou ainda a candidatura, já aprovada, para ampliar a Base Permanente de Helicópteros, cujo valor é de cerca de um milhão e meio de euros... Mais um investimento para cada vez mais sermos competentes na área da Proteção Civil.

Eduardo Cabrita, começou por dizer que a segurança é um elemento diferenciador que valoriza e qualifica Loulé, o Algarve e Portugal. Uma recente avaliação internacional colocou Portugal como o 4º país mais seguro... O governante adiantou que, estão neste momento, em obra um pouco por todo o país, 70 novas instalações de força e serviços de segurança. Foi feito recentemente, pela primeira vez, um concurso plurianual para aquisição de viaturas (cerca de 2.500), garantindo sanar as dificuldades existentes no parque automóvel das forças de segurança. Eduardo Cabrita revelou também que estão em formação 950 elementos para aumentar a capacidade dos grupos de intervenção, proteção e socorro... O investimento em segurança é o garante para um Algarve cada vez mais atrativo para os turistas e também para que os residentes estrangeiros sejam bem acolhidos.... O Ministro da Administração Interna terminou sublinhando que o que foi feito aqui hoje, é mais um sinal do caminho de confiança. O novo comando regional da Guarda Nacional Republicana permite uma resposta mais eficaz.

Resta esperar pelo início da obra, cuja data não é conhecida, tal como não é conhecida a data de conclusão, já que agora o próximo passo é passar à fase de elaboração do projeto que será edificado junto os Bombeiros, ao Heliporto e ao nó da A22, dispondo assim de excelentes acessos.

Pub

Pub
Mais em Sociedade
Beja
Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja arranca na sexta-feira

A banda desenhada volta a tomar conta da cidade de Beja, entre 27 de maio e 12 de junho, com um festival internacional que promete

Transição
São Brás: Sessão online aborda transição digital nas escolas

A transição digital nas escolas vai ser tema, amanhã, quinta-feira, 26, de uma sessão online, via Zoom, promovida por entidades de São Brás

Olhão
Olhão: MOJU promove melhorias em bloco habitacional

A MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão reuniu esforços para promover pequenas melhorias no interior do bloco habitacional onde,

Portugal vai estudar implementação da semana laboral de quatro dias

Impacto da semana laboral de quatro dias, graças à aprovação de uma proposta parlamentar da esquerda durante o debate do OE 2022…