Sítio arqueológio de Ksar es-Seghir (Alcácer Ceguer)

«Histórias entre Portugal e Marrocos» dão o mote para novo ciclo de «Rotas de Cultura»

A Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg) inicia no próximo 20 de novembro um novo ciclo de conferências dedicado ao tema «Rotas de Cultura», cuja primeira sessão será dedicada às «Histórias entre Portugal e Marrocos».

A sessão, que conta com a colaboração das autarquias de Lagos e de Vila Real de Santo António, terá lugar na sede da DRCAlg, a partir das 17:00 horas.

Pub

A iniciativa arranca com a preleção «A ofensiva ibérica e a resistência magrebina (de 1415 a 1578)», por Natércia Magalhães, da DRCAlg, e prossegue com o tema «Marrocos, laboratório da arquitectura militar e do urbanismo moderno», pelo arquiteto Frederico Paula (Câmara Municipal de Lagos).

A terceira preleção, sobre «Os 560 anos da conquista de Alcácer Ceguer – Do confronto à cooperação», estará a cargo de Fernando Pessanha (Câmara Municipal de Vila Real de Santo António).

Os 560 anos da conquista de Alcácer Ceguer serviram de mote para este primeiro momento, que se espera vir a realizar entre três a quatro vezes por ano, sobre diferentes temáticas, evocando personalidades, efemérides ou mesmo outros conteúdos e momentos da história da região.



Pub
Mais em Artes & Espetáculos
Albufeira: Dia do Autor Português com “21 poetas para o sec. XXI”

É com o “Recital de Poesia XXI: 21 poetas para o século XXI” que Albufeira…

Alunos de artes expõem em Quarteira

“Identidades – exposição dos alunos de Artes Visuais do Agrupamento Drª Laura Ayres” é o…

teatromosca
Faro: teatromosca leva «Maridos» ao CAPa no final de maio

Maridos», uma criação de Pedro Alves a partir do filme homónimo de John Cassavetes, produzida pela companhia teatral teatromosca, vai passar

Nelson Conceição
Acordeonista Nelson Conceição lança livro com obra transcrita do álbum «Descobrindo-me»

O acordeonista e compositor algarvio Nelson Conceição vai lançar o livro com a obra transcrita do álbum discográfico «Descobrindo-me»,