A programação cultural do «365 Algarve» vai explorar os sabores da região com o «Cataplay», que vai passar em dez localidades da região, e o «Baile Culinário» previsto para o Festival de Batata-doce de Aljezur.
A cataplana é a inspiração do espetáculo «Cataplay», uma reflexão sobre as origens deste utensílio misterioso, que se estreia a 9 de dezembro, em Faro, passando, até maio, por dez localidades da região.
“Duas pessoas, cinco dentes de alho, um conflito, sonoridades várias e um toque pessoal” é a receita do espetáculo, que termina com uma degustação de cataplana confecionada pela Tertúlia Algarvia.
A gastronomia regional e do mundo é também a base para a criação artística proposta pelo programa cultural «Lavrar o Mar» que convida o público a visitar o Festival da Batata-doce de Aljezur e a participar num «Baile Culinário», em que as múltiplas qualidades deste tubérculo brilham em receitas originárias de lugares tão exóticos e distintos como a Eritreia, Moçambique, Norte de África, Marrocos e Índia.
“Este «dancing» gastronómico propõe fundir sons e sabores num só espaço, em que a comida dança pelas mesas para que o baile comece”, refere a organização.
O palco acolhe a 29 e 30 de novembro a estreia da Orquestra Vicentina, um projeto de repertório eclético dirigido pelo co-fundador dos Terrakota, André Duarte aka Junior, e composto por músicos de diferentes nacionalidades - de Israel à América do Sul e Caraíbas – residentes no barlavento algarvio.
Nos dias 1 e 2 de dezembro, é a Orquestra Fogo-Fogo que acompanha o espetáculo.
O projeto de Francisco Rebelo, João Gomes, Márcio Silva, Danilo Lopes da Silva e David Pessoa vibra ao som do funaná da Ilha de Santiago, em Cabo Verde, e da música de baile de festa africana.
Entre outubro e maio, o «365 Algarve» apresenta uma programação cultural dinâmica, com um total de 402 espetáculos, entre concertos, teatro, eventos e visitas ao património cultural da região.
A programação completa encontra-se disponível no site www.365algarve.pt e nas redes sociais.