A 3.ª edição do Festival do Contrabando, que se realiza em Alcoutim (Portugal) e Sanlúcar de Guadiana (Espanha), vai realizar-se entre 29 e 31 de março de 2019, oferecendo a todos os visitantes dias repletos de animação.
História, artes e cultura misturam-se durante os três dias do Festival do Contrabando – Tráfico de Artes no Guadiana, um evento internacional de âmbito cultural inserido numa estratégia de desenvolvimento turístico para o território inserido no «365 Algarve».
“Este evento tem como objetivo apostar na identidade cultural da região como forma de valorizar as potencialidades do território, através das artes, trazendo uma oferta cultural que desafia todas as condicionantes existentes”, salienta a organização.
O evento recorda um tema enraizado na memória coletiva local, regional, nacional e ibérica, como era a atividade do contrabando, associando esta homenagem a toda uma oferta de animação cultural - mercado e teatralização de rua com personagens de época, animações musicais, folclóricas e etnográficas, espetáculos de teatro, circo e música.
A passagem entre Portugal e Espanha pela ponte pedonal flutuante é outro dos principais destaques de uma iniciativa que estimula a valorização da economia local e do rio Guadiana.