A Associação In Loco recebeu o Prémio Boas Práticas Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, atribuído no passado dia 21 de novembro pela direção regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
A distinção visou premiar dois projetos de voluntariado jovem, denominados «Florestas Nossas» e realizados entre agosto e outubro de 2018, em conjunto com várias entidades.
Estes projetos visaram a sensibilização dos jovens voluntários e da comunidade em geral para a importância de preservar o património natural e apoiar as entidades locais na vigilância e limpeza das florestas dos concelhos de São Brás de Alportel, Faro e Tavira.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel deu formação para dar a conhecer como funciona o trabalho desempenhado pelos «soldados da paz» e, em caso de incêndio ou socorro, como é que estes atuam e como os jovens poderão colaborar.
O Zen Sup Stand Up Paddle, uma escola de stand up paddle que realiza passeios na Ria Formosa e sensibiliza os jovens para o contacto e respeito com a natureza, ensinou a modalidade aos jovens, que realizaram uma limpeza da Ria Formosa em locais mais remotos, recolhendo 125 kg de lixo.
Com o Exército Português, o objetivo da formação foi o de conhecerem de perto o trabalho desenvolvido pelo Exército e como os seus operacionais realizam as vigilâncias na serra.
Na visita ao RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, na Quinta de Marim, em Olhão, os jovens ficaram a saber como é efetuado todo o processo de recolha, tratamento e libertação de animais feridos.
Com o GIPS – Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro de Cachopo, em Tavira, os jovens puderam conhecer de perto o trabalho fulcral que os militares fazem com os bombeiros em caso de incêndio e explorar de perto o helicóptero e todas as suas funcionalidades.