
Investigador traça panorama da indústria cultural brasileira em conferência na UAlg
O Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve (UAlg) vai promover na próxima quarta-feira, 5, a conferência «Por uma Sociologia da Indústria Cultural: contribuições da produção brasileira».
A conferência, que será proferida pelo investigador brasileiro Alexandre Bergamo, da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, decorre às 14:30 horas, na sala 2.37 do edifício 1 do campus de Gambelas.
A objetivo da iniciativa, organizada pelo CIAC em parceria com o CIEO, passa por traçar traçar um panorama da produção cultural, especificamente a brasileira, como parte de uma tentativa de sistematização dos rumos e dos problemas de pesquisa que esta área tem feito surgir.
“Embora não possamos falar ainda numa sociologia da indústria cultural enquanto área autónoma de pesquisa, é inegável que os diversos esforços de análise que se vêm desenvolvendo, ainda que de forma fragmentada, espalhados em diferentes universidades e centros de pesquisa brasileiros, indicam caminhos cada vez mais precisos para a sua abordagem, repensando conceitos, modelos, métodos e fontes para a sua pesquisa”, disse o investigador, em comunicado.
Alexandre Bergamo é investigador na área de Sociologia da Cultura e encontra-se a realizar uma instância investigacional no CIAC entre 26 de novembro e 21 de dezembro.
O investigador é formado em Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (1993) e realizou as suas pesquisas para o mestrado (2000) e o doutorado (2006) em Sociologia da Cultura pela Universidade de São Paulo.
É autor de «A Experiência do Status – roupa e moda na trama social» (Editora da UNESP, 2007).