Investigador traça panorama da indústria cultural brasileira em conferência na UAlg

O Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve (UAlg) vai promover na próxima quarta-feira, 5, a conferência «Por uma Sociologia da Indústria Cultural: contribuições da produção brasileira».

A conferência, que será proferida pelo investigador brasileiro Alexandre Bergamo, da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, decorre às 14:30 horas, na sala 2.37 do edifício 1 do campus de Gambelas.

Pub

A objetivo da iniciativa, organizada pelo CIAC em parceria com o CIEO, passa por traçar traçar um panorama da produção cultural, especificamente a brasileira, como parte de uma tentativa de sistematização dos rumos e dos problemas de pesquisa que esta área tem feito surgir.

“Embora não possamos falar ainda numa sociologia da indústria cultural enquanto área autónoma de pesquisa, é inegável que os diversos esforços de análise que se vêm desenvolvendo, ainda que de forma fragmentada, espalhados em diferentes universidades e centros de pesquisa brasileiros, indicam caminhos cada vez mais precisos para a sua abordagem, repensando conceitos, modelos, métodos e fontes para a sua pesquisa”, disse o investigador, em comunicado.

Alexandre Bergamo é investigador na área de Sociologia da Cultura e encontra-se a realizar uma instância investigacional no CIAC entre 26 de novembro e 21 de dezembro.

O investigador é formado em Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (1993) e realizou as suas pesquisas para o mestrado (2000) e o doutorado (2006) em Sociologia da Cultura pela Universidade de São Paulo.

Pub

É autor de «A Experiência do Status – roupa e moda na trama social» (Editora da UNESP, 2007).



Pub
Mais em Artes & Espetáculos
Loulé
Câmara de Loulé atribui mais de 300 mil euros ao movimento associativo cultural

O município de Loulé celebrou um contrato-programa com as associações locais que atuam na área cultural e recreativa, atribuindo a

Banda
Banda da Armada e Nuno Guerreiro dão hoje concerto único em Faro

A Marinha Portuguesa, através da Banda da Armada, comemora o Dia da Marinha num concerto ao ar livre, que conta com a presença especial

Albufeira: Dia do Autor Português com “21 poetas para o sec. XXI”

É com o “Recital de Poesia XXI: 21 poetas para o século XXI” que Albufeira…

Alunos de artes expõem em Quarteira

“Identidades – exposição dos alunos de Artes Visuais do Agrupamento Drª Laura Ayres” é o…