A seleção portuguesa, com dois algarvios no plantel, venceu este fim-de-semana o 3.º Torneio Europeu de Andebol em Cadeira de Rodas 2018, disputado em Leiria, ao bater a Croácia na final.
Rui Rodrigues e Serghei Mitrofan, ambos do Sporting/Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines/AMAL, foram os dois atletas algarvios convocados para a prova.
Depois de terem vencido a fase preliminar, os portugueses entraram muito bem no jogo decisivo, com um parcial de 8-1, e a Croácia não conseguiu equilibrar o resultado, que ao intervalo se cifrava em 10-2
O conjunto luso, sob comando de Danilo Ferreira, comandou o jogo até ao apito final e venceu por 20-7. Com sete golos, Iderlindo Gomes foi o melhor marcador de Portugal.
“Desportivamente, este título é o coroar do trabalho que tem sido feito desde o início do projeto, em 2009. Nós perseguíamos este título desde a 1.ª edição, na qual fomos finalistas derrotados, assim como na 2.ª edição, mas sinceramente valeu a pena conseguirmos finalmente vencer em nossa casa, com o nosso público, que foi fantástico”, disse o selecionador nacional.
Para Danilo Ferreira, este resultado “acresce responsabilidade”, porque a equipa chegou ao “«top» do andebol em cadeira de rodas” e tem de “continuar a trabalhar” para se manter na conquista dos títulos.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou a seleção portuguesa de andebol em cadeira de rodas pelo título europeu.
"Numa feliz coincidência, na véspera do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a seleção nacional de andebol em cadeira de rodas sagra-se campeã europeia da modalidade em Leiria. O Presidente da República saúda este exemplo de integração pelo desporto e felicita jogadores, técnicos e dirigentes, pelo desempenho", lê-se, numa mensagem divulgada no sítio oficial da Presidência na Internet.
A seleção portuguesa de andebol em cadeira de rodas recebeu a medalha de ouro e o troféu de vencedor das mãos de Pedro Sequeira (representante da EHF – Federação Europeia de Andebol) e Miguel Laranjeiro, presidente da Federação de Andebol de Portugal.
Croácia (2.ª classificada) e Holanda (3.ª) fecharam o pódio da competição, enquanto a Hungria terminou no 4.º lugar. O croata Ademir Demirovic foi o melhor marcador da prova, com 26 golos.