A primeira sessão do ciclo «Conversas À Hora Certa», uma iniciativa da Associação Faro 1540, marcada para hoje, quinta-feira, 6, vai ter como tema «Ria Formosa e as espécies em vias de extinção…».
No evento, marcado para o café Aliança, às 21:30 horas, serão lançadas perspetivas, desafios e medidas de mitigação de impacte nas populações dos cavalos marinhos e pepinos do mar.
A iniciativa contará com os contributos dos investigadores Miguel Correia e Mercedes Gonzalez, do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, Gonçalo Duarte Gomes (Liga para a Proteção da Natureza), Ricardo Badalo (empresa Passeios na Ria Formosa Ld.ª) e João Rodrigues (empresa Chimera Visuals).
“O desafio será o de refletir sobre novas estratégias a médio e longo prazo, que permitam uma gestão mais sustentável destes recursos naturais e da sua mais valia económica”, num debate conduzido por Bruno Lage, engenheiro ambiental, sócio-fundador da associação e atual presidente da União de Freguesias de Faro.
As «Conversas À Hora Certa» pretendem ser “um espaço de confluência e interação entre os diferentes agentes da comunidade científica, das forças vivas da sociedade civil e dos cidadãos, das diferentes sensibilidades ideológicas, sociais e culturais num ambiente de cariz informal, promovendo desta forma uma interação entre o conhecimento científico e o conhecimento empírico”.
A Faro 1540 procura que resulte de cada uma das sessões uma carta de intenções com propostas de novas estratégias e linhas de atuação, que respondam aos desafios do presente com os olhos postos no futuro, “fomentando uma cidadania mais consciente e informada, com efeitos positivos junto das entidades competentes”.
As conversas terão lugar mensalmente, em espaços comerciais, um pouco por todo o concelho, descentralizando desta forma o debate e o conhecimento e dinamizando o comércio local, das ilhas à campina de Faro, passando pelo Montenegro e pela praia de Faro.