Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Hospitais de Portimão e de Lagos testaram planos de emergência

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) realizou, no início da semana, simulacros de incêndio nas unidades de Portimão e Lagos, com o objetivo de testar o Plano de Emergência Interno da instituição.

Nos dois exercícios, foi possível “evidenciar a eficácia e operacionalidade do plano de emergência interno, tanto ao nível da organização e resposta da instituição, como na articulação com as entidades externas de proteção civil e socorro”, refere a instituição.

No dia 5, em Portimão, o cenário criado foi de um incêndio num serviço de internamento da unidade hospitalar.

Foi simulada a evacuação de dez doentes, sendo que nove foram mobilizados para local seguro no mesmo piso, e um encaminhado ao Serviço de Urgência. Foram ainda acionado os meios de socorro externos.

Simulacro no Hospital de Portimão

No dia seguinte, na Unidade de Lagos, o local escolhido para o exercício foi a Unidade de Internamento do Serviço de Medicina Interna, tendo sido testada a evacuação de seis doentes, quatro em cadeira de rodas e dois em cama para a ala oposta do Serviço.

Também em Lagos, o exercício implicou a mobilização dos meios de socorro externos.

Simulacro no Hospital de Lagos

Em cada simulacro estiveram ainda envolvidos a Proteção Civil, Bombeiros Voluntários e PSP dos municípios de Portimão e Lagos, respetivamente.



Exit mobile version