A nova Confraria Gastronómica da Serra do Caldeirão, criada oficialmente em novembro, pretende preservar, defender e promover a cultura, biodiversidade e gastronomia da Serra do Caldeirão.
A escritura pública foi firmada em 9 de novembro e celebrada no dia seguinte, num repasto serrano na Cooperativa Agrícola dos Montes Novos, em que marcaram presença mais de meia centena de pessoas.
“Esta confraria nasce de um sonho mas acima de tudo materializou-se pela paixão e vontade comum de um grupo de pessoas em preservar, defender e promover a cultura, biodiversidade e gastronomia da Serra do Caldeirão”, explicaram os promotores da iniciativa.
A Serra do Caldeirão, frisam, “detém na sua história e essência inúmeras tradições, culturas e riquezas gastronómicas milenares que tendem a perder-se com o tempo”.
“‘Dona’ de uma biodiversidade que a torna única e palco de uma beleza natural inigualável oferece ainda uma diversidade de produtos autóctones, sazonais e não só que compõem a boa gastronomia algarvia, saudável e mediterrânica”, assinala-se.
O projeto pretende defender, preservar e divulgar todas as histórias, tradições, culturas e gastronomia da Serra do Caldeirão e atuar junto das novas gerações para que “sintam, interiorizem e vivam toda esta riqueza no sentido de contribuírem para a sua continuidade no tempo”.
A confraria conta com cerca de 40 confrades aderentes, que serão entronizados a confrades efetivos no 1.º Capítulo, marcado para o mês de maio, em São Brás de Alportel.
A Comissão Instaladora da Confraria é composta por quatro elementos (Gonçalo Mesquita, Marlene Guerreiro, Cláudio Lima e Ivo Belchior Dias) e será apadrinhada pela Confraria do Atum (Vila Real de Santo António) e pela Confraria do Medronho – Os Monchiqueiros (Monchique).
A confraria tem definido estatutariamente que as câmaras municipais que abrangem a área geográfica da Serra do Caldeirão (Alcoutim, Almodôvar, Loulé, São Brás de Alportel, Silves e Tavira) são consideradas automaticamente confrades de honra, visto serem entidades que na sua essência e ação diária vão ao encontro dos objetivos desta confraria.
A confraria conta ainda com apoios e parcerias de diversas entidades, como a Associação In Loco e o Agrupamento 1330 - SBA dos Escuteiros.