Vila do Bispo quer regulação mais eficaz na proteção do território

A autarquia de Vila do Bispo adotou uma «tomada de posição», aprovada em reunião do Executivo Municipal, no passado dia 11 de novembro de 2018 em relação ao auto caravanismo na orla costeira do concelho.

Na reunião, segundo a autarquia, foi considerada a «grande área de território se encontra inserido em Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, rede natura 2000 e reserva ecológica nacional».

Pub

Em nota de imprensa a Câmara destaca o impacto negativo da prática de campismo selvagem que «deixa marcas por demais prejudiciais ao território ao nível da sua imagem, mas também com um elevado impacto ambiental em zonas sensíveis».

A autarquia sublinha como «proibida a prática de campismo selvagem, seja ele em auto caravana, caravana, viaturas ou mesmo tendas». Contra ordenações aplicadas que além de «morosas e sem eficácia imediata, revelam-se infrutíferas». Assume por isso a necessidade de alterar o processo e conferir ao mesmo a eficácia de «multa que deverá ser paga na hora».

A autarquia assume também a «necessidade em comunicar de forma eficaz as regras de utilização do espaço». A autarquia assume que é fundamental que quem visita o concelho «perceba que se encontra num local “especial”, que obriga a um comportamento “especial” que tem de ser tratado de forma “especial”», diz em comunicado.

A câmara destaca a necessidade de reforçar na fiscalização e aplicar multas imediatas.

Pub



Pub
Artigos Relacionados
Mais em Ambiente
Infraquinta implementa e certifica Sistema de Gestão de Energia

Durante a manhã de hoje, dia 25 de maio de 2022, e no âmbito do…

Sistema de recolha de biorresíduos no concelho de Lagos

A Câmara Municipal de Lagos aprovou, na sua última reunião, o Estudo para o Desenvolvimento…

Escola Padre Cabanita instala sistema de tratamento de águas para rega

No âmbito de uma candidatura à primeira edição do concurso “Eficiência Hídrica na Escola”, foi…

“Caminhada no Algarvensis” celebra Semana Europeia de Geoparques

Albufeira, no âmbito da Semana Europeia de Geoparques, que decorre de 21 de maio a…