
“Resolução” para vítimas dos incêndios
Foi aprovado em assembleia da República o Projeto de Resolução avançado pelo Bloco de Esquerda, para que sejam adotadas medidas urgentes no apoio às vítimas dos incêndios nos concelhos de Monchique, Silves, Portimão e Odemira.
A iniciativa chegou a debate plenário e consequente votação final tendo merecido a aprovação de boa parte dos deputados.
João Vasconcelos, deputado do Bloco pelo Algarve, adianta que é «bastante positivo que as vítimas dos incêndios de agosto passado usufruam de apoios idênticos aos que foram concedidos às vítimas dos incêndios de 2017 na zona centro do país».
Este Projeto de Resolução recomenda ao Governo que adote com urgência um procedimento simplificado de apoio às vítimas dos incêndios, que informe de forma eficaz as populações e vítimas afetadas, sobre os métodos e processos para aceder aos apoios necessários, e que estas medidas sejam divulgadas através dos canais locais disponíveis.
Sublinha o Bloco de Esquerda que «ainda há pessoas e empresas que não receberam os apoios e auxílios necessários por parte da administração central».
Devido à falta de informação oficial, centralizada, com critérios claros e transparentes e acessível a todos para a obtenção dos apoios oficiais, «muitas das vítimas dos incêndios encontram-se desmotivadas e entram em desespero«, afirma o deputado bloquista João Vasconcelos, em nota às redações.
O Projeto de Resolução para a simplificação, no apoio às vítimas dos incêndios de agosto, pode ser consultado no site: www.parlamento.pt.