
Município de Lagoa reconhecido como “Amigo do Desporto”
A Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD) e a Cidade Social reconheceram Lagoa como um dos 88 “Municípios Amigos do Desporto”, oito deles no Algarve.
A entrega da distinção dirigida aos 88 municípios aconteceu em conjunto com o Congresso Nacional de Gestão do Desporto, em Rio Maior.
Um evento organizado pela APOGESD (Associação Portuguesa de Gestão do Desporto) nos dias 29 e 30 de novembro sob o lema “Capacitação das organizações desportivas – melhor gestor, melhor desporto”. A iniciativa contou com a presença do presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Vítor Pataco.
Nos critérios de análise foram avaliadas as instalações desportivas, os eventos, a organização, os programas, os desportos solidários, de sustentabilidade, inclusivos e também as parcerias desenvolvidas.
Pedro Mortágua Soares, responsável nacional pelo “Município Amigo do Desporto”, adianta que «se trata de um programa que parte do pressuposto de que o desporto e a atividade física são fatores de desenvolvimento do território e de melhoria da qualidade de vida da sua população».
A próxima etapa agora é «monitorizar, reconhecer e divulgar» toda a ação em torno do desporto e da sua prática, levando também a promoção e formação aos praticantes.