Carros a diesel matriculados antes de setembro 2018 podem ser proibidos nas cidades Madrid, Paris e Bruxelas

Depois dos tribunais europeus terem negado uma flexibilização dos limites de emissões poluentes da União Europeia, três cidades europeias recuperaram uma ideia antiga e pretendem banir os veículos diesel que não cumpram a norma Euro 6d-Temp, segundo noticia avançada pelo Autosport on-line esta sexta-feira.

Lê-se na noticia que, as Câmaras Municipais de Madrid, Paris e Bruxelas receberam autorização governamental para proibir a entrada no centro daquelas cidades a veículos que não cumpram com a norma Euro 6d-Temp, ou seja, basicamente proíbe a entrada de todos os automóveis matriculados antes de setembro de 2018. Isto porque ao ratificar as ideias da União Europeia, o Tribunal Europeu de Justiça, obriga que cada veículo tenha de emitir menos de 80 mg/km de NOx.

Pub
A poluição em Paris

Acrescenta o jornal já citado que, esta decisão do Tribunal Europeu de Justiça veio no seguimento de uma queixa apresentada por estas três cidades, que argumentavam ser impossível relaxar os níveis já estabelecidos porque iriam elevar de forma impossível a poluição no centro das urbes, lembrando que “a comissão europeia não tem o direito de alterar os limites da norma Euro6 por causado do protocolo WLTP.”

Recorda-se que a norma Euro 6, lançada em 2007, estabelecia um limite de 80 mg/km de NOx de acordo com testes realizados em laboratório, mas entretanto, com a entrada em vigor do WLTP, a Comissão Europeia relaxou esse limite para as 168 mg/km de NOx, mais do dobro do original.



Pub
Mais em Internacional
Portugal apoia Polónia com € 50 milhões em produtos e materiais

António Costa anunciou doação no valor de 50 milhões de euros, desde casas pré fabricadas até produtos farmacêuticos.

Primeiro caso brasileiro infetado com varíola de macaco na Alemanha

Infectado tem 26 anos e passou antes por Portugal e Espanha Na Alemanha, autoridades sanitárias…

Elon Musk reúne-se com o governo do Brasil pela ‘Amazónia’

Reunião centrada em “Conectividade e Proteção da Amazónia”. O multimilionário Elon Musk, dono da SpaceX e que recentemente…

F1: Leclerc lidera treinos livres perante evolução da Mercedes

Realizaram-se esta sexta feira (20) no Circuito de Barcelona, as primeiras sessões de treinos livres…