Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Encontro de Charolas da Cidade de Faro junta 12 grupos

O 38.º Encontro de Charolas da Cidade de Faro, marcado para domingo, 13, às 14:30 horas, no Teatro das Figuras, vai contar com a participação de 12 grupos em representação das freguesias do município.

As tradicionais “janeiras” e cantares ao Menino assumem, no concelho de Faro, “a forma particular de encontros de Charolas, sendo já uma tradição com forte implantação”, refere a autarquia.

Cada grupo atuará durante 30 minutos, prometendo levar alegria, boa disposição e cantares tradicionais, dando também espaço ao despique e à improvisação.

O espetáculo tem a duração aproximada de seis horas, tendo entrada livre, sujeita à lotação da sala.

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Faro e pelo Teatro Municipal de Faro, conta com o seguinte programa e grupos participantes:

14:30 - Charola da Sociedade Recreativa Bordeirense

15:00 - Charola da Casa do Povo da Conceição de Faro

15:30 - Charola Flor da Juventude Nexense

16:00 - Charola Ossónoba de Estoi

16:30 - Charola Juvenil de Bordeira

17:00 - Charola União Bordeirense

17:30 - Charola Juventude União Bordeirense

18:00 - Charola Flor de Liz

18:30 - Charola Aldeia Branca de Estoi

19:00 - Charola Amizade Estoiense

19:30 - Charola A Democrata

20:00 - Charola Mocidade União Bordeirense

Recorde-se que as charolas, cuja atuação pública decorre durante os primeiros dias de cada ano, são agrupamentos de homens e mulheres que, acompanhados por instrumentos (acordeão, ferrinhos, saxofone, pandeiretas e castanholas), atuam em festivais de charolas e percorrem as casas dos amigos e os principais estabelecimentos comerciais da sua zona, lançando cantigas e quadras geralmente improvisadas num ambiente de jovialidade e alegria.

Existem divergências sobre as origens desta cultura popular, mas julga-se ter surgido em 1918, no final da I Guerra Mundial, para saudar com alegria os conterrâneos que regressavam dos campos devastados de Flandres.



Exit mobile version