Entre 23 e 27 de janeiro, o Baixo Guadiana «viaja» até Madrid, capital de Espanha, para participar numa das mais importantes feiras de turismo europeias, a FITUR, apresentando o pedestrianismo como a principal aposta.
A Associação Odiana segue viagem até à capital espanhola onde vai promover o território do Baixo Guadiana num dos eventos de referência internacional de turismo, que celebra este ano a sua 39.ª edição e que em 2018 bateu o recorde de participação, com 140.120 profissionais e 110.860 visitantes.
“A participação neste certame pretende promover as condições de excelência para a prática de um turismo de natureza ativo e sustentável, sendo que o objetivo é servir de montra privilegiada ao património natural, histórico, cultural e gastronómico do território do Baixo Guadiana, destacando recursos como o Rio Guadiana, a fauna e a flora e os trilhos”, refere a associação que une os concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António.
“Continuar a apostar no turismo de natureza como forma de combate à sazonalidade e realizar a devida promoção nos canais de especialidade são os objetivos primordiais da Odiana”, atesta Sílvia Madeira, diretora da Odiana, garantindo que a aposta é “na afirmação do Baixo Guadiana como destino de turismo de natureza por excelência, sob o slogan «natureza sem fim»”.
Aproveitando a sua presença na FITUR, a Odiana prepara-se para apresentar, em primeira mão, as novas ferramentas promocionais da Grande Rota do Guadiana, nomeadamente o vídeo promocional, o guia e o merchandising alusivo, “produtos fundamentais para a promoção desta grande rota pedestre”.
Para além desta apresentação, a Odiana dispõe já de um calendário de iniciativas que conjuga a agenda do território: o município de Alcoutim apresenta o vídeo e a programação da edição de 2019 do Festival do Contrabando; o município de Vila Real de Santo António fará uma apresentação sobre o centro histórico pombalino; e o município de Castro Marim vai apresentar os «Dias Medievais do Sul».
No fim-de-semana, 26 e 27 de janeiro, dias abertos ao público em geral, será feita a apresentação do território do Baixo Guadiana pela Odiana, com direito a atribuição de uma estadia.
Recorde-se, o público-alvo da FITUR são os profissionais de turismo, tratando-se de uma oportunidade para encontrar compradores profissionais e posicionar a sua oferta de uma forma inovadora e competitiva. Para o público, constitui a oportunidade de conhecer novos destinos e soluções.
A presença e participação neste certame é uma iniciativa da Odiana através do projeto PROMOTURIS – Plano de Promoção Turística e Cultural, financiado pelo Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020.