MG-Brasil: Buscas prosseguem e o número de vítimas mortais não pára de aumentar em Brumadinho (atualizada)

Risco de rompimento de mais uma barragem deixou de existir

As últimas notícias desta tragédia – já considerada por especialistas na matéria, como a maior de sempre em todo o mundo - emanadas pelos Bombeiros de Minas Gerais, em consequência do rompimento da barragem número 1 na Mina Feijão, na cidade de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, que soltou uma avalanche de lama e rejeitos de mineração, devastou parte da comunidade da Vila Ferteco, na sexta-feira, 25 de janeiro, e desalojou mais de quatro centenas de pessoas.

Tenente Pedro Aihara, porta voz dos Bombeiros de Minas Gerais

Declarações dos vários intervenientes na conferência de imprensa coletiva realizada no início desta tarde de domingo, em que participaram o Tenente-coronel Flávio Godinho da Defesa Civil de Minas Gerais, o tenente Pedro Ahiara porta voz do Corpo de Bombeiros de MG, o Major Flávio Santiago porta voz da Polícia Militar de MG e Wagner Pinto de Sousa porta voz da Polícia Civil de MG, manifestaram coletivamente a preservação da vida humana como primeira e principal prioridade.
Até esta conferência de imprensa, segundo o tenente-coronel Flávio Godinho, tinham sido localizados 361 desaparecidos, dos quais 192 tinham sido resgatados com vida pelos Bombeiros  e 23 feridos foram internados em hospitais.
Pelas 21:00 horas deste domingo, 306 pessoas,  entre moradores locais e funcionários da Vale, continuavam desaparecidos. As buscas vão continuar durante a noite e madrugada de segunda feira, a partir das 04:00 horas.
Há a lamentar 58 vítimas mortais até agora.

Pub

 

Reforço nas buscas oferecido por Israel

Aos bombeiros, militares, polícia e outros elementos envolvidos nas operações de resgate e identificação de familiares e vítimas afetadas, vai juntar-se ainda esta tarde (domingo) um grupo proveniente de Israel, composto por 130 elementos, que está equipado de material do mais moderno que existe, que voluntariamente vai ajudar nas buscas e resgate das vítimas, principalmente identificando locais de soterrados.


Este grupo de especialistas israelitas é expert no resgate em situação de catástrofe, em especial no uso de sonares que a equipa costuma utilizar, bem como no uso de material eletrónico de identificação e de escavação, assim como também usa cães farejadores.

 

Já não existe risco de rompimento da barragem

O tenente-coronel Flávio Godinho, porta-voz da Defesa Civil de Minas Gerais, afirmou hoje (domingo) ao início da tarde, que a represa B6, em Brumadinho (MG), já não corre risco de rompimento - grande parte da água da barragem foi retirada e o nível de risco que era 2, desceu para nível 1 -, pelo que, as famílias que estavam deixando as suas casas desde manhã, na sequência do aviso dos Bombeiros, passaram a poder retornar a suas casas.

Tenente-coronel Flávio Godinho, porta voz da Defesa Civil de Minas Gerais

O tenente-coronel Flávio Godinho disse também nesta comunicação à imprensa, que as buscas pelos 287 desaparecidos iriam ser retomadas imediatamente. Recorde-se que até este momento, há 37 vítimas mortais confirmadas em consequência do rompimento de três barragens da companhia Vale, ocorrido ao início da tarde de sexta-feira. Entre as vítimas, 16 corpos já foram identificados e oito deles foram entregues às famílias.

Pub

Risco de rompimento de mais uma barragem deixou de existir

Recorde-se que pelas 05:30 horas deste domingo, 27 de janeiro, as sirenes soaram em Brumadinho, acompanhadas de avisos sonoros de que os moradores nas áreas mais baixas da cidade deveriam abandonar as suas casas e refugiarem-se em pontos mais altos, devido ao risco eminente de novo rompimento.

Justiça brasileira caça R$ 11 bilhões de reais da Vale

Uma nota mais, para referir que, de acordo com a imprensa brasileira, a Justiça já bloqueou R$ 11 bilhões de reais da companhia Vale, bloqueio em várias tranches, que tem objetivo garantir recursos para reparar os danos causados, indemnizar as pessoas atingidas pela tragédia e custear despesas ambientais.

(fotos captadas no canal da TV Globo)



Pub
Mais em Internacional
CNN: “Oh! Pai da pátria”, o abraço caloroso de Marcelo a Xanana (c/vídeo)

Marcelo Rebelo de Sousa está em Timor numa curta visita de três dias. Esteve presente na…

Portugal lamenta e repudia retaliação da Rússia (c/vídeo)

Portugal lamenta e repudia a decisão da Rússia de expulsar cinco funcionários da embaixada portuguesa em Moscovo

EUA confirmam primeiro caso de varíola do macaco em 2022

Sintomas da doença incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios e…

Portugal recebe cabo da Google que liga Europa a África

Portugal recebeu um cabo submarino de fibra óptica de última geração da Google que liga…