(imagem de arquivo)

Depressão Helena não deverá afetar a região sul

De acordo com um comunicado do IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera, no seguimento dos critérios de emissão estabelecidos, foi atribuído pela AEMET, o nome HELENA a uma depressão centrada às 03h00 UTC do dia 1 de fevereiro a noroeste do golfo da Biscaia, em 48,8N 8,9W, e em deslocamento para es-sueste.

Esta depressão deverá afetar Portugal Continental em particular no que respeita ao vento e à agitação marítima na costa ocidental, pelo que para dia 1 de fevereiro, o IPMA prevê vento forte de noroeste, com rajadas até 75/85 km/h no litoral, que deverão atingir valores da ordem de 110 km/h a norte do cabo Mondego e nas terras altas do Minho e Douro litoral e da região Centro.

Pub

A agitação marítima na costa ocidental deverá ter altura significativa de 5 a 7 metros, e temporariamente a norte do cabo Raso, 7 a 8 metros durante a tarde e início da noite, e altura máxima que poderá atingir 15 metros.

Adianta o comunicado que, adicionalmente, devido a uma massa de ar polar pós-frontal fria, prevê-se ocorrência de aguaceiros que poderão ser localmente intensos, de granizo e acompanhados de trovoada, e sob a forma de neve nas terras altas.

O IPMA prevê ainda uma descida da temperatura, o que associado ao vento forte aumentará o desconforto térmico. A influência desta depressão em Portugal será ainda sentida em algumas das zonas marítimas de responsabilidade nacional.

Segundo o IPMA, na região sul as previsões para hoje, 31 de janeiro, são de céu muito nublado, períodos de chuva fraca ou chuvisco, tornando-se persistente a partir do meio da tarde, e temporariamente forte no final do dia.

Pub

Vento moderado (25 a 35 km/h) predominando de oeste, soprando forte (35 a 50 km/h) e por vezes com rajadas até 70 km/h nas terras altas e no litoral a partir do final da tarde.

Pequena subida de temperatura. Neblina ou nevoeiro temporário a partir do meio da tarde.



Pub
Mais em Sociedade
Núcleo duro: Os 13 jogadores mais importantes da Selecção Portuguesa de Futebol

Sabe quais são os 13 jogadores da seleção portuguesa de futebol de que Fernando Santos não abdica e que estarão, com grande probabilidade, a

O “Vale Encantado” está de volta para comemorar Dia da Criança

O Dia Mundial da Criança em Albufeira vai celebrar-se mais uma vez em grande com…

Homem ferido com gravidade após ser esfaqueado em Albufeira

Um homem foi esta quinta-feira esfaqueado em Albufeira, tendo sido conduzido para o hospital de Portimão com ferimentos graves, disse fonte

Tavira aprovou Carta de Adesão ao “Algarve Active Ageing”

O Município de Tavira aprovou, em reunião de Câmara Municipal, a Carta de Adesão ao…