A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro, vai receber, entre 15 e 17 de março, o 1.º Congresso de Gastronomia do Algarve, cuja agenda inclui uma série de iniciativas ligadas ao setor.
Ao longo de três dias, a capital algarvia será palco de conversas, debates, demonstrações e degustações, apresentação de novas técnicas de cozinha e das tendências que estão a moldar a indústria.
“O objetivo é reunir o que há de melhor na região e criar um espaço onde possamos debater questões reais e compartilhar ideias”, salienta a organização da iniciativa, Maria Nobre de Carvalho.
Serão três dias de inovação culinária, degustações e debates sobre alimentação, sustentabilidade e o futuro da gastronomia na região – tudo pela mão de «chefs», mixólogos, profissionais do sector e sommeliers de renome.
“O conceito do evento não é novo, mas é a primeira vez que se faz algo do género no Algarve. Estamos numa região riquíssima em termos gastronómicos e, como tal, faz todo o sentido criar um espaço que seja uma referência para a gastronomia no Algarve”, refere a organizadora.
Ao reunir alguns dos melhores «chefs» do país, profissionais do mundo da restauração e turismo, embaixadores de marcas, sommeliers e mixólogos, o 1.º Congresso de Gastronomia do Algarve posiciona-se como “uma referência na região e um local onde todos têm a oportunidade de interagir com os melhores profissionais do setor, num ambiente informal”.
O programa do evento será lançado ao longo do próximo mês, mas Maria Nobre Carvalho já confirmou a presença de “14 nomes incríveis da gastronomia nacional - a maioria deles com estrelas Michelin”.
O bilhete completo dará acesso à festa de abertura - um cocktail com vinhos e cervejas e petiscos ao som de um DJ -, além do jantar de encerramento - uma refeição a quatro tempos no magnífico pátio da EHTA.
Com uma lotação máxima de 300 participantes, os bilhetes variam entre 100 e 175 euros para acesso total, estando à venda online através da plataforma EventBrite.
Bilhetes «early bird» estarão à venda até 15 de fevereiro, a um preço mais baixo, mas são limitados.