Novidade e inovação na Escola da Mexilhoeira da Carregação

Já diz o povo que “ educação é a solução”, ora o município de Lagoa aposta agora justamente em “Aprender e ensinar em ambientes inovadores”. Diz o executivo que é «uma aposta na promoção do sucesso escolar». As obras na escola começam no inicio de 2020, mas as “mudanças” para novas práticas pedagógicas começaram em 2018.

A inovação apresentada à escola, aos mais novos

Durante o mês de janeiro de 2019 aconteceram várias sessões de apresentação deste projeto envolvendo a participação do Presidente da Câmara de Lagoa, Francisco Martins, de vários elementos do executivo municipal, as equipas de arquitetos e técnicos de educação, especialistas da Universidade do Algarve, pais, professores e alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo da escola a transformar.

Pub

«Não é só um projeto do Centro Escolar da Escola da Mexilhoeira da Carregação, mas do Município e de todo o concelho de Lagoa, já que não pretende apenas construir um novo edifício, mas envolver todos», afirmou Ana Martins, vereadora com o pelouro da Educação.

Implantação dos edifícios no centro escolar da Mexilhoeira da Carregação

Até ao final de 2019, o projeto de arquitetura deverá percorrer os caminhos burocráticos, devendo a obra começar no início do próximo ano, informou na mesma sessão o responsável pelo serviço de planeamento estratégico do Município, Nelson Marques.

A “Escola Aprender+, Ambientes educadores inovadores” prepara-se assim para nascer na Mexilhoeira da Carregação, «fruto de um casamento entre a participação das populações a quem se dirige, com as soluções dos especialistas em educação, informática, arquitetura, engenharia», sublinha a Câmara de Lagoa, patrocinadora da estratégia, adiantando que «o que ser quer ter é uma escola «transformadora».

Pub
Mais em Educação & Ciência
Estudo: Envelhecimento afeta dinâmica cerebral

O envelhecimento afeta a dinâmica cerebral, mas nem todas as mudanças têm impacto no funcionamento…

UAlg
Décima edição das Bolsas de Excelência distinguiu mais 63 estudantes da UAlg

A sessão pública de entrega das Bolsas de Excelência, que distinguiu 63 alunos da Universidade do Algarve (UAlg), realizou-se ontem,

Dia da Criança celebrado com dias divertidos em Lagos

Depois de dois anos de atividades limitadas no Dia da Criança, as diversões regressam à rua para celebrar os direitos das crianças e jovens.

Alunos produzem vídeo promocional da Freguesia de Cachopo

Produzido pela turma A do 9.º ano da Escola Básica Prof. Joaquim Moreira, em Martinlongo, no concelho de Alcoutim, que integra cinco alunos