
Novidade e inovação na Escola da Mexilhoeira da Carregação
Já diz o povo que “ educação é a solução”, ora o município de Lagoa aposta agora justamente em “Aprender e ensinar em ambientes inovadores”. Diz o executivo que é «uma aposta na promoção do sucesso escolar». As obras na escola começam no inicio de 2020, mas as “mudanças” para novas práticas pedagógicas começaram em 2018.

Durante o mês de janeiro de 2019 aconteceram várias sessões de apresentação deste projeto envolvendo a participação do Presidente da Câmara de Lagoa, Francisco Martins, de vários elementos do executivo municipal, as equipas de arquitetos e técnicos de educação, especialistas da Universidade do Algarve, pais, professores e alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo da escola a transformar.
«Não é só um projeto do Centro Escolar da Escola da Mexilhoeira da Carregação, mas do Município e de todo o concelho de Lagoa, já que não pretende apenas construir um novo edifício, mas envolver todos», afirmou Ana Martins, vereadora com o pelouro da Educação.

Até ao final de 2019, o projeto de arquitetura deverá percorrer os caminhos burocráticos, devendo a obra começar no início do próximo ano, informou na mesma sessão o responsável pelo serviço de planeamento estratégico do Município, Nelson Marques.
A “Escola Aprender+, Ambientes educadores inovadores” prepara-se assim para nascer na Mexilhoeira da Carregação, «fruto de um casamento entre a participação das populações a quem se dirige, com as soluções dos especialistas em educação, informática, arquitetura, engenharia», sublinha a Câmara de Lagoa, patrocinadora da estratégia, adiantando que «o que ser quer ter é uma escola «transformadora».