
Ciclo de cinema «Herético e Libertário» lembra Vítor Reia-Baptista
O Cineclube de Faro vai promover o ciclo de cinema «Herético e Libertário», em homenagem a Vítor Reia-Baptista, professor da Universidade do Algarve (UAlg) falecido no passado mês de agosto.
Este ciclo – organizado em parceria com a UAlg e o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) – conta com oito sessões, que terão lugar mensalmente, às quartas-feiras, terminando em janeiro de 2020, mês em que se assinala o aniversário de nascimento do homenageado, com o filme «L’Âge d’Or», de Luis Buñuel.
A primeira sessão acontece no dia 20 de fevereiro, com o filme «Viridiana», também de Buñuel, e contará com a apresentação de Mirian Tavares, docente da UAlg e coordenadora do CIAC.
Proeminente estudioso da literacia fílmica em Portugal, envolvido em inúmeros projetos nacionais e internacionais nesta área de estudo, Vítor Reia-Baptista foi um dos investigadores que esteve na génese do CIAC da UAlg.
Os filmes, apresentados por colegas e amigos, preveem a presença de diferentes convidados em cada mês para uma conversa pós-filme.
Destaca-se, ainda, a programação do mês de maio, em conjunto com o curso de Ciências de Comunicação da UAlg, criado pelo professor Vítor Reia-Baptista.
O Ciclo «Vítor Reia-Baptista: Herético e Libertário» conta com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual, do Instituto Português do Desporto e da Juventude e do município de Faro.
Os bilhetes terão um custo de 1 a 4 euros, com entrada gratuita para estudantes e docentes JCE.
A programação completa pode ser consultada aqui.