Mais de 400 viaturas retiradas do espaço público de Faro desde outubro de 2016

A operação de fiscalização de viaturas abandonadas realizada pela Câmara Municipal de Faro desde outubro de 2016 resultou em 458 processos e 410 veículos retirados do espaço público, anunciou hoje a autarquia.

O município farense encetou há mais de dois anos uma ação concertada no intuito de combater as ocupações indevidas da via pública com veículos em estacionamento indevido ou abusivo, tendo celebrado um protocolo com o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), de modo a obter a identificação dos titulares dos documentos de identificação dos veículos em causa e outros dados relevantes e determinantes para a almejada agilização e celeridade dos procedimentos.

Pub

Com efeito, desde outubro de 2016, data em que se implementou uma nova dinâmica no serviço de Fiscalização, a câmara de Faro constituiu um total de 458 processos em matéria de estacionamento indevido ou abusivo.

Na sequência desses processos, foram retirados voluntariamente pelos respetivos proprietários, após afixação de aviso de remoção, 235 veículos e foram removidos 175 veículos da via pública pela autarquia, num total de 410 viaturas retiradas.

A autarquia ressalva, porém, que apesar dos seus esforços, “a esmagadora maioria dos veículos que ainda se mostram em situação de estacionamento indevido ou abusivo na via pública encontram-se apreendidos pelos órgãos de polícia criminal ou com penhora ou hipoteca”, o que prejudica a atuação “mais célere” dos serviços municipais.

“O espaço público é de todos e não apenas de uns poucos e por isso se apela aos munícipes detentores de viaturas abandonadas ou ilegalmente estacionadas no espaço público do concelho, que procedam à tramitação necessária à regularização destas situações, ou que procedam ao seu abate, sem mais prejuízo para a autarquia e para a comunidade”, salientou Rogério Bacalhau, em comunicado.

Pub



Pub
Mais em Sociedade
Odemira: Fórum do Território valida Carta de Princípios

A 3ª Sessão do Fórum do Território decorreu no dia 21 de maio, no Jardim…

Núcleo duro: Os 13 jogadores mais importantes da Selecção Portuguesa de Futebol

Sabe quais são os 13 jogadores da seleção portuguesa de futebol de que Fernando Santos não abdica e que estarão, com grande probabilidade, a

O “Vale Encantado” está de volta para comemorar Dia da Criança

O Dia Mundial da Criança em Albufeira vai celebrar-se mais uma vez em grande com…

Homem ferido com gravidade após ser esfaqueado em Albufeira

Um homem foi esta quinta-feira esfaqueado em Albufeira, tendo sido conduzido para o hospital de Portimão com ferimentos graves, disse fonte