A Igreja da Misericórdia de Tavira vai acolher, no dia 16 de março, o seminário «Um mundo ‘novo’ – Portugal e o Algarve nos séculos XV e XVI», lembrando os acontecimentos dessa era.
A iniciativa está inserida nas comemorações dos 500 anos da elevação de Tavira a cidade, por carta outorgada por D. Manuel I datada a 16 de março de 1520.
O seminário visa contextualizar os movimentos sociais, os acontecimentos e as obras relevantes, assim como promover a compreensão de dois séculos no decorrer dos quais Portugal assumiu importância central para o conhecimento dos continentes e das relações entre os povos.
“Tavira foi, nesse período, a principal urbe do Algarve, importante porto mercantil, lugar estratégico na expansão portuguesa para o Norte de África, terra de navegadores oceânicos como os Corte Real. Nesta cidade residiu D. João II com a sua corte e invernava a Esquadra do Estreito”, refere a autarquia tavirense.
As marcas dessas épocas, na cidade, são, ainda, visíveis no urbanismo, perfil ribeirinho, conventos e igrejas, telhados de tesouro e inúmeros pormenores renascentistas.
O seminário contará com oito especialistas convidados, que analisarão de forma multidisciplinar os aspetos referidos: Luís Filipe Oliveira, da Universidade do Algarve, com o tema «Transição da Idade Média para a Idade Moderna»; José António Rodrigues Pereira, da Academia de Marinha («História da Expansão Marítima Portuguesa»); Maria da Graça Ventura, do Centro de História da Universidade de Lisboa («Algarvios na carreira das Índias»); Luís Albuquerque, do Museu Militar de Lisboa («História Militar Portuguesa»); Fabrizzio Boscaglia, da Universidade Lusófona («Movimentos e conflitos religiosos»); Adriana Nogueira («Filosofia e Literatura»); Catarina Marado, das universidades de Coimbra e do Algarve («Urbanismo e arquitetura»); e Carla Varela Fernandes, da Universidade de Lisboa («História da Arte Portuguesa»).
O programa completo será divulgado em breve.
A entrada é gratuita, mas a lotação é limitada e carece de inscrição.