Almargem quer valorizar Zonas Húmidas do Algarve

A Associação Almargem apresentou uma candidatura ao Fundo Ambiental que pretende aprofundar o conhecimento sobre as zonas húmidas algarvias e fundamentar a sua classificação, como áreas protegidas.

Estão incluídas o Trafal e Foz do Almargem (Loulé), Lagoa dos Salgados e Sapais da Pêra (Silves, Albufeira) e Alagoas Brancas (Lagoa).

Pub

“Apesar de diversas propostas nos últimos anos, não existe a classificação de nenhuma destas Zonas húmidas como área protegida de âmbito local. Todas elas enfrentam, neste momento processos de pressão urbanística, com ameaças de destruição destas zonas”, explicam os ambientalistas.

Considerando que existem ainda significativas lacunas de conhecimento a nível científico e socioeconómico, este estudo é a oportunidade de colmatar essas lacunas e garantir a criação de um instrumento que possa servir de base à criação de PPL’s.

A Alamargem está a promover, até 15 de Março, como parte integrante um inquérito para obtenção de informação. Pode participar AQUI.


Pub
Mais em Ambiente
Portimão
Declaração de compromisso sobre alterações climáticas vai ser assinada em Portimão

A Águas do Algarve vai assinar em Portimão, na próxima semana, em conjunto com outros municípios e entidades gestoras do setor, a

Infraquinta implementa e certifica Sistema de Gestão de Energia

Durante a manhã de hoje, dia 25 de maio de 2022, e no âmbito do…

Sistema de recolha de biorresíduos no concelho de Lagos

A Câmara Municipal de Lagos aprovou, na sua última reunião, o Estudo para o Desenvolvimento…

Escola Padre Cabanita instala sistema de tratamento de águas para rega

No âmbito de uma candidatura à primeira edição do concurso “Eficiência Hídrica na Escola”, foi…