O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) foi hoje consagrado como vencedor da 45.ª Volta ao Algarve, após uma espetacular quinta e última etapa, vencida pelo checo Zdenek Stybar (Deceuninck-Quick Step) no Alto do Malhão.
Os principais perseguidores à «camisola amarela» com que Pogacar partiu para a última etapa, de 173,5 quilómetros, entre Faro e o Malhão, no concelho de Loulé, atacaram nos últimos quilómetros mas o líder, 6.º na etapa, a 18 segundos de Stybar, aguentou todas as investidas.
O ciclista algarvio Amaro Antunes (CCC Team) foi o segundo melhor português na chegada ao Malhão, no 10.º lugar, a 34 segundos de Stybar.
A tirada – com um total de cinco contagens de montanha – encontrou os seus principais animadores a partir do quilómetro 30, quando atacaram 13 corredores, entre os quais apenas um representante de equipas portuguesas, Vicente de Mateos (Aviludo/Louletano).
O corredor espanhol mostrou-se na frente e venceu as contagens de montanha da Picota e Ameixeira, mas a primeira passagem pelo Malhão acabou por dividir o grupo, com o ciclista «algarvio» a ficar para trás.
Com o pelotão cada vez mais reduzido a apertar na perseguição, cinco corredores ainda tentaram prolongar a fuga, mas os ataques dos rivais de Pogacar na geral individual deram novo rumo à corrida.