
UAlg promove-se em Moçambique
Uma comitiva da Universidade do Algarve (UAlg) visitou Moçambique, entre 17 e 25 de fevereiro, com o objetivo de promover a investigação e o ensino de pós-graduação da academia algarvia naquele país.
A visita serviu ainda como ponto de partida para o lançamento do projeto BioFish, coordenado pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da UAlg, e financiado pela Aga Khan Development Network e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Este projeto visa a melhoria da qualidade de vida das comunidades de pescadores situadas no Estuário de Bons Sinais, em Zambézia.
Durante o segundo dia desta visita, ficou acordado, com o reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Orlando António Quilambo, a integração da Universidade Agostinho Neto no CEEMAR - plataforma colaborativa de excelência para as ciências do mar, em África.
Esta união virá a facilitar a colaboração entre a UAlg e as instituições africanas, quer ao nível da formação avançada, quer nos projetos de investigação conjuntos na área do mar.

No dia 19 de fevereiro, a comitiva reuniu-se com o delegado provincial do Instituto Nacional de Investigação das Pesqueiras da Zambézia, Daniel Oliveira Mualeque, visitando várias comunidades piscatórias.
Durante o dia 22, em Quelimane, teve início o projeto BioFish, que contou com a presença de Cardoso Henriques Meque (diretor provincial da Zambézia), Fialho Nehama (diretor da Escola de Ciências do Mar e Costeiras - ESCMC), Francisco Leitão (coordenador do projeto BioFish e investigador CCMAR-UAlg), Alexandra Teodósio (vice-reitora UAlg e investigadora do CCMAR), João Encarnação (doutorando UAlg-CCMAR), bem como de inúmeros docentes e estudantes da ESCMC e de chefes das comunidades piscatórias locais.
Esta visita realizou-se o âmbito do projeto «Algarve is Our Campus - Study and Research in Algarve», cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Algarve - CRESC Algarve 2020, que visa promover e reforçar a notoriedade e atratividade da Universidade do Algarve e da região.