Finalistas do Festival da Canção junto de Isilda Gomes

Manhã de estrelas iluminaram Portimão esta sexta-feira – Amanhã torna a brilhar.

Os transeuntes que cruzaram as ruas de Portimão na manhã desta sexta-feira provavelmente notaram um aparato diferente no meio da azáfama citadina. Soaram os tambores desde a Alameda ao largo da Câmara Municipal, misturado com risos de crianças e a alegria propícia do entrudo. No meio os adultos dedicam-se a fotografar os petizes. Ali perto, na zona ribeirinha da cidade, os repórteres aguardam a chegada dos finalistas do Festival da Canção, onde serão recebidos pela presidente da autarquia. Antes Isilda Gomes tem algo a dizer ao desfile que desagua e se espalha frente à Câmara.

Animação na manhã com Desfile de Carnaval em Portimão

Foi efetivamente uma manhã de cor, disfarces, e ritmo na cidade. Os alunos do pré-escolar e ensino primário, os educadores, auxiliares, animadores, da freguesia de Portimão, juntaram-se na Alameda, disfarçados a rigor. Via-se os legumes de uma horta (os alunos) e os seus cultivadores (os professores), viam-se também desportistas ou não fosse esta a Cidade Europeia do Desporto 2019.

Pub

No fim do percurso a percussão calou-se. Isilda Gomes saudou calorosamente o cortejo. A edil destacou a pró-atividade dos educadores, o compromisso dos encarregados de educação o facto de haver tantos jovens que dão energia à cidade. O carnaval é justamente um tempo de alegria e essa é a mensagem que paira. Junto à autarca estavam as Férinhas, as mascotes nascidas após a nomeação para Cidade Europeia do Desporto.

O cenário muda depois para bem perto dali. O momento é agora de para as boas vindas aos finalistas da 53ª edição do Festival da Canção. Isilda Gomes, presidente da autarquia anfitriã, sublinhou «o orgulho que é para Portimão receber a final do concurso, que proporcionará a todos os intervenientes a oportunidade de conhecerem esta cidade tão bonita e acolhedora, com excelentes condições para viver ou visitar».

Férinhas no meio dos artistas

Sugeriu a presidente, aos participantes, que «levem bem longe o nome desta terra e regressem com as famílias e amigos para passar férias, porque certamente colherão ótimas recordações». O elenco disfrutou desses omentos de integração na atmosfera de Portimão, junto ao Arade: Mariana Bragada, Matay, Surma, NBC, Madrepaz, Conan Osíris, Calema e Ana Cláudia, os candidatos a representar Portugal no 64.º Festival Eurovisão da Canção, a decorrer de 14 a 18 de maio, na cidade israelita de Tel Aviv.

«Todos são vencedores, independentemente do resultado final, pois temos aqui magníficas vozes e belas letras», destacou Isilda Gomes, sublinhando ainda que os artistas já «deixaram marca e revelaram potencial para uma carreira de sucesso».

Pub

A final do 53º Festival RTP da Canção está marcada para as 21h00 deste sábado, 2 de março, e será transmitida em direto para todo o mundo a partir do Portimão Arena.



Pub
Mais em Artes & Espetáculos
Banda
Banda da Armada e Nuno Guerreiro dão hoje concerto único em Faro

A Marinha Portuguesa, através da Banda da Armada, comemora o Dia da Marinha num concerto ao ar livre, que conta com a presença especial

Albufeira: Dia do Autor Português com “21 poetas para o sec. XXI”

É com o “Recital de Poesia XXI: 21 poetas para o século XXI” que Albufeira…

Alunos de artes expõem em Quarteira

“Identidades – exposição dos alunos de Artes Visuais do Agrupamento Drª Laura Ayres” é o…

teatromosca
Faro: teatromosca leva «Maridos» ao CAPa no final de maio

Maridos», uma criação de Pedro Alves a partir do filme homónimo de John Cassavetes, produzida pela companhia teatral teatromosca, vai passar