Feira dos Enchidos leva milhares de pessoas a Monchique no fim de semana

A Feira dos Enchidos, que decorre este fim de semana, dias 2 e 3 de março, no heliporto municipal de Monchique, vai homenagear, pelo 26.º ano seguido, a tradição, os usos e os costumes do concelho serrano.

Em busca da tradição e, através de unidades especialmente concebidas para este certame, os milhares de visitantes que são esperados terão a oportunidade de apreciar os mais típicos sabores da gastronomia local.

Pub

A presença de várias unidades de produção de enchidos e de cozinhas tradicionais conferem ao evento a genuinidade de sabores e saberes.

Para além da gastronomia, o artesanato tem também uma forte presença, havendo ainda stands dedicados à doçaria, medronho, pão e outros produtos, gerando assim um evento que agrega outras atividades económicas.

O público infantil terá uma zona privilegiada nesta 26.ª edição, com o «Espaço Bolota», que proporcionará ateliês sobre o porco, explorando a relação deste animal com a natureza, os seus hábitos alimentares, as características do seu habitat, a sua organização social e o imaginário humano com ele relacionado.

O visitante poderá, ainda, assistir e participar no «Laboratório de Cozinha – Partilha de Saberes e Sabores», dinamizado pela Tertúlia Algarvia, tendo como principal foco de criação e confeção os enchidos de Monchique.

Pub

Ainda na vertente gastronómica, o visitante poderá assistir ao espetáculo «Cataplay», uma peça de teatro recheada de feitiços e contradições protagonizada por Mário Spencer e Tânia Silva, que termina com a degustação de uma receita de cataplana confecionada pela equipa da Tertúlia Algarvia.

Quanto à animação musical, a edição deste ano oferece um cartaz com Carminho no sábado, 2, às 22:00 horas, Sara Tavares, no domingo, 3, às 19:00-

Durante o certame, será atribuído o Prémio Lima Duque a um produtor de enchidos. O objetivo passa por “perpetuar a lembrança de Luís Fernando Maia de Lima Duque, médico veterinário e pessoa desde sempre ligada a esta feira”.

O evento vai contar, ainda, com a presença da Unidade Móvel de Saúde da UCC Mons Cicus, com o intuito de prestar serviços de rastreio à população, bem como com a presença da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, para prestar esclarecimentos sobre assuntos relacionados com a agricultura e pecuária. Todos os interessados deverão contactar o Município a informar sobre o interesse nesta questão para marcação de horário durante a feira.

Organizado pelo município de Monchique, o certame decorre das 10:00 às 23:00 no sábado, e das 10:00 às 21:00 no domingo, com entrada livre.

Pub



Pub
Mais em Sociedade
UAlg
Cursos de Verão da UAlg voltam em julho e já têm inscrições abertas

Os Cursos de Verão da Universidade do Algarve (UAlg), com várias atividades programadas, estão de volta em formato presencial no

IPDJ
IPDJ comemora 31.º aniversário do Centro de Juventude no Algarve

A Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) vai…

Ferrovia
Tertúlia Farense debate papel da ferrovia no Algarve

«O Papel da Ferrovia nas Acessibilidades e Mobilidade no Algarve» é o tema deste mês da Tertúlia Farense, cuja sessão está marcada para

Ministro
Ministro da Administração Interna visita São Brás e Alcoutim

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, visita, na próxima segunda-feira, 23, os projetos que estão a ser desenvolvidos no