Os músicos Zé Francisco e Johan Zachrisson vão celebrar 30 anos de amizade e trabalho conjunto com um concerto marcado para a República 14, em Olhão, no próximo sábado, 9, às 21:30 horas.
Zé Francisco, juntamente com Sérgio Mestre, Telmo Marroquino, Janaca, Tó Viegas e Viviane, entre outros, fez parte de um movimento de músicos do Algarve que mantiveram viva a música de intervenção portuguesa e a música tradicional na liberdade da fusão com diferentes géneros e ritmos.
No final dos aos 80, formou o grupo Mare Nostrum e mais recentemente editou «Caminho de Mar e Luz» e «Flor de Sal».
Johan Zachrisson, que também atua com o nome artístico de Zilverzurf, veio da Suécia para Portugal na mesma altura, tendo deixado já no seu país um estatuto de artista conceituado.
Gravou nove álbuns a solo. Em 1992 gravou o álbum «Ritmo de Estorninhos» - chegou a «top-15» no European World Music Chart –, tendo Zé Francisco colaborado em alguns dos temas.
Neste sábado, na República 14, Zé Francisco e Johan Zachrisson tocarão alguns temas do álbum «Ritmo de Estorninhos» e temas dos seus mais recentes trabalhos, numa mistura de músicas tradicionais portuguesas e outros temas originais da autoria de ambos.
Além de Zé Francisco (guitarra acústica, bandolim e voz) e de Johan Zachrisson (guitarra e voz), estarão também em palco Pedro Calquinha (teclados e voz), Pedro Parreira (baixo e voz) e Vasco Fialho (bateria e voz).




















