Marinha colabora em projeto ambiental da Universidade do Algarve

A Marinha Portuguesa iniciou no Algarve, na passada terça-feira, uma ação de cooperação com a Universidade do Algarve (UAlg) no âmbito do projeto INTERREG – OCASO (Observatório Costeiro Ambiental do Sud-Oeste).

Esta colaboração, que envolve as lanchas de fiscalização rápidas em missão na região, vai prolongar-se pelos próximos 12 meses na costa algarvia, com o objetivo de melhorar o conhecimento da circulação oceânica na região.

Pub

Para isso, será utilizada uma metodologia inovadora recorrendo a um veículo submarino autónomo para medir as propriedades e a qualidade da água do mar.

O projeto OCASO, quando concluído, contribuirá para várias atividades económicas na região, como a aquacultura, a pesca e o turismo, mas também fornecerá dados relacionados com a visibilidade para prática de mergulho ou a qualidade das águas nas praias, que terão interesse para todos os cidadãos.



Pub
Mais em Ambiente
Culatra
Protótipo de dessalinização não intrusiva para a Ilha da Culatra vence concurso

O projeto «Culatra2030 – Non intrusive water desalination», coordenado por investigadores do Centro de Investigação Marinha e Ambiental

Aspirante Geoparque apresenta “Plantas Invasoras” nas escolas de Albufeira

O aspirante Geoparque Algarvensis, constituído pelos municípios de Loulé, Silves e Albufeira, assina a ação…

Loulé: Conselho de Ação Climática com novas sinergias

Passados dois anos, o Conselho Local de Acompanhamento da Ação Climática do Município de Loulé,…

Loulé adere à “Semana das Espécies Invasoras”

De 22 de maio a 3 de junho, o Município de Loulé envolve-se na realização…