Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Nova aplicação tecnológica promove enoturismo algarvio

A Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA) apresentou ontem, quarta-feira, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), uma aplicação tecnológica inovadora, que funciona como Guia Enoturístico da Região do Algarve.

A iniciativa está em sintonia com o Plano de Ação para o Enoturismo, apresentado pelo Turismo de Portugal, que traça a linha orientadora para o setor da Gastronomia & Vinhos no âmbito da Estratégia Turismo 2027.

Carlos Gracias, presidente da CVA, apresentou, no stand do Turismo do Algarve na feira que se realiza até domingo na capital portuguesa, uma aplicação para smartphones que visa exatamente “contribuir de forma inovadora, apelativa e prática, para a promoção enoturística da região vitivinícola do Algarve”.

A «app» da CVA pretende fornecer um conjunto de informações que vão além da listagem e geolocalização dos seus produtores, fornecendo informações complementares às diversas valências disponíveis para os visitantes e também alargando esta informação à restante economia da região, identificando os restaurantes com vinhos do Algarve na carta ou quais os locais de compra mais próximos.

Carlos Gracias apresentou nova «app»

Estas informações de localização são georreferenciadas, permitindo uma fácil consulta no mapa, estando também disponível no menu outras opções, relacionadas com notícias e eventos associados ao setor dos vinhos ou que a ele se associem, tanto ao nível de espetáculos como outro tipo de atividades.

Desta forma, a «app» funciona “como um bom exemplo promotor da economia circular no Algarve”, interligando vários agentes económicos de outros setores com a gastronomia e vinhos, ativos estratégicos identificados pelo Turismo de Portugal, para a promoção do destino e capazes de diversificar os mercados emissores e reduzir a sazonalidade.

A aplicação é de descarga gratuita, em ambas as plataformas Android e IOS, estando a CVA a atualizar de forma regular os conteúdos inseridos, quer através de pesquisa própria, quer de contributos de informações fornecidas, de locais de compra ou consumo de Vinhos do Algarve.

Horas antes desta apresentação, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, tinha lançado o mote da apresentação do Plano de Ação para o Enoturismo em Portugal, que definiu o enoturismo como “uma prioridade para o desenvolvimento turístico do país”.



Exit mobile version