PSD/Algarve defende dragagem do canal de navegação e da barra da Fuseta

A comissão política distrital do PSD/Algarve, reunida na Fuseta, no concelho de Olhão, aprovou uma moção que denuncia “a gravidade” da situação do assoreamento da barra e do porto de pesca local.

De acordo com os sociais-democratas, a situação “continua a causar problemas de segurança na navegação do canal e na passagem da barra, colocando em risco a vida dos pescadores e a própria atividade da pesca”.

Pub

O PSD considera “inadmissível” que uma vila piscatória como a Fuseta, com tradições ancestrais no mar, “não tenha uma barra digna, de uma terra costeira para o mar que desde os tempos dos antigos bacalhoeiros tem gerado dos melhores e mais destemidos pescadores do Algarve e do país”.

Em novembro de 2010, recordou a força política, o governo realizou, apesar de “vozes críticas” da comunidade piscatória e de especialistas nas movimentações das areias, obras de recuperação do cordão dunar, para a abertura da nova barra, onde se situa atualmente, “numa zona de elevada suscetibilidade ao assoreamento e galgamento oceânico”.

Solidarizando-se com os pescadores e população local em geral, os sociais-democratas instam o presidente da Câmara de Olhão e o executivo local a usarem “todos os meios ao seu alcance” para reclamar junto do Ministério do Mar e do Ministério do Ambiente o desassoreamento da barra e do porto de Pesca. “A solução a adotar deverá passar por previamente ouvir os pescadores”, sublinham.

O deputado Cristóvão Norte (PSD) vai também questionar a ministra do Mar, o ministro do Ambiente e o secretário de Estado das Pescas sobre quais as ações de dragagem e desassoreamento que estão previstas serem realizadas e qual a avaliação técnica sobre a localização preferencial e estratégia adotada para a fixação da barra.

Pub



Pub
Mais em Sociedade
Beja: Apoio Psicossocial da ULSBA promove projeto de voluntariado

A Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS) da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), em parceria com o Grupo de Apoio de Beja

Unidade Avançada reforça proteção das populações e da floresta

O dispositivo municipal de prevenção e de combate aos fogos florestais de Loulé ganhou mais…

GNR apreende de mais de 10 mil doses de droga em Almancil

Hoje, dia 25 de maio, um homem de 31 anos, foi detido por tráfico de estupefacientes em Almancil, informa o Comando Territorial de Faro da

“Brincar Seguro Correndo Riscos” está de volta em Paderne

Vem aí a 4ª. Edição do “Brincar Seguro Correndo Riscos”, a marcar na agenda já…